A Brava merece mais do que simplesmente participar

Representar a Ilha Brava numa competição nacional, seja no futsal ou em qualquer outra modalidade, deveria ser encarado como uma responsabilidade enorme. Não se trata apenas de viajar, entrar em campo, disputar alguns jogos e regressar. Quando uma equipa veste as cores da Brava, leva consigo o nome, a história, a identidade e o orgulho de toda uma ilha.

Sep 7, 2026 - 19:20
 0  282
A Brava merece mais do que simplesmente participar

Por isso, é preciso começar a discutir seriamente a forma como as nossas equipas e seleções são preparadas para participar nas provas nacionais. Não podemos continuar a esperar resultados diferentes quando o processo de preparação continua praticamente inexistente ou insuficiente. No desporto, não há milagres: sem organização, sem planeamento, sem treinos e sem preparação adequada, dificilmente haverá resultados capazes de orgulhar quem está a ser representado.

E que fique muito claro: esta reflexão não é contra os jogadores. Não é contra o treinador. Não é contra a equipa técnica. Muito menos pretende desvalorizar o esforço daqueles que aceitaram vestir a camisola da Brava e viajar para representar a nossa ilha. Pelo contrário, todos aqueles que se disponibilizam para defender o nome da Brava merecem o nosso respeito e reconhecimento.

O nosso questionamento é outro. É dirigido à forma como estamos a preparar as nossas representações para enfrentar competições nacionais. Como podemos exigir que jogadores apresentem o seu melhor quando são chamados praticamente sem preparação, sem tempo suficiente para treinar juntos, sem jogos de preparação e, muitas vezes, sem um plano de trabalho devidamente estruturado?

O caso da seleção de futsal que se encontra na Ilha do Sal para representar a Brava nas provas nacionais da modalidade é, neste sentido, paradigmático. Não porque os atletas não tenham qualidade, nem porque o treinador ou a equipa técnica não estejam a fazer o seu melhor, mas porque uma equipa não se constrói de um dia para o outro. Uma seleção precisa de tempo para criar mecanismos, entrosamento, disciplina tática e confiança.

No futsal, particularmente, não basta juntar bons jogadores e esperar que eles funcionem automaticamente como uma equipa. É preciso treinar. É preciso trabalhar os sistemas de jogo. É preciso preparar a defesa, o ataque, as transições, as bolas paradas e as situações de inferioridade ou superioridade numérica. É preciso criar rotinas e conhecer as características de cada adversário. Tudo isso exige tempo, dedicação e organização.

Quando uma equipa chega a uma prova nacional sem uma preparação adequada, coloca-se os próprios atletas numa situação extremamente difícil. Eles entram em campo sabendo que estão a enfrentar adversários que, em muitos casos, treinam regularmente, disputam competições locais estruturadas e chegam às provas nacionais com meses de trabalho coletivo. Não podemos exigir que uma equipa que não teve as mesmas condições apresente automaticamente os mesmos resultados.

E depois surgem as derrotas, por vezes pesadas, e começam as críticas aos jogadores ou ao treinador. Essa é a parte mais fácil. É muito mais difícil olhar para trás e perguntar o que foi feito antes da competição. Quantos treinos foram realizados? Quantos jogos de preparação foram disputados? Quando começou a preparação? Quais foram os critérios utilizados para escolher os atletas? Existiu um plano? Existiu acompanhamento? Existiu uma estratégia?

Se não fazemos essas perguntas, estaremos apenas a tratar os sintomas e não o problema. Uma derrota pode acontecer no desporto e faz parte da competição. Uma goleada também pode acontecer. O problema é quando os resultados negativos deixam de ser encarados como uma oportunidade para aprender e passam a ser vistos como algo inevitável simplesmente porque somos uma ilha pequena.

Ser uma ilha pequena não pode ser uma condenação à falta de organização. Podemos ter limitações financeiras, dificuldades de transporte, poucos atletas disponíveis e outros constrangimentos próprios da nossa realidade. Mas nada disso impede que exista planeamento. Aliás, quanto menores forem os nossos recursos, maior deveria ser a nossa capacidade de organizar, definir prioridades e utilizar cada recurso disponível da melhor maneira.

Também precisamos de discutir a questão dos recursos gastos nas participações nacionais. Se existem recursos para deslocar uma equipa, pagar viagens, alojamento, alimentação, equipamentos e outras despesas, é legítimo perguntar se estamos a obter o melhor aproveitamento possível desse investimento. Não se trata de dizer que não devemos participar. Trata-se de defender que, quando investimos numa participação nacional, devemos investir também na preparação que pode permitir uma representação mais competitiva.

Não faz sentido gastar recursos apenas para cumprir calendário. Uma participação nacional deve ter objetivos. Deve haver preparação antes da viagem, acompanhamento durante a competição e avaliação depois do regresso. Devemos saber o que pretendemos alcançar, quais são as dificuldades, quais os atletas que podem ser integrados e o que precisa de ser melhorado para a próxima participação.

Outro ponto que merece atenção é a escolha dos atletas. Uma seleção deve representar os melhores atletas disponíveis, dentro de critérios claros e previamente definidos. Isso não significa que todos tenham de concordar com todas as escolhas. No futebol e no futsal, haverá sempre opiniões diferentes. O que não pode faltar é transparência e um processo sério de observação e seleção.

É fundamental acompanhar os atletas durante todo o ano e não apenas quando aparece uma competição nacional. Os responsáveis precisam de conhecer quem está a jogar, quem está em melhor forma, quais são as posições onde existem maiores necessidades e quais os jovens que estão a surgir. Uma seleção não deveria ser construída às pressas quando chega uma convocatória nacional.

Da mesma forma, é necessário envolver os clubes, treinadores e outras estruturas desportivas da ilha. O conhecimento sobre os atletas não pode estar concentrado apenas num momento ou numa pessoa. Quanto mais organizada for a estrutura, maior será a possibilidade de encontrar os melhores talentos e criar uma seleção verdadeiramente representativa.

E aqui chegamos a uma questão maior: isto não é apenas um problema do futsal. A mesma reflexão deve ser feita em relação às outras modalidades em que a Brava participa em provas nacionais. Se queremos que a ilha tenha melhores resultados no desporto, precisamos de abandonar uma lógica baseada apenas na participação e começar a construir uma verdadeira política desportiva.

É preciso pensar a médio e longo prazo. É preciso investir na formação dos jovens. É preciso identificar talentos desde cedo. É preciso criar competições regulares. É preciso apoiar os clubes. É preciso formar treinadores. É preciso melhorar as condições de treino. É preciso estabelecer calendários e preparar as seleções com antecedência. E é preciso avaliar os resultados de cada participação.

Não podemos esperar que os atletas façam milagres para compensar falhas de organização. Os jogadores devem ser apoiados, não responsabilizados por problemas que ultrapassam aquilo que acontece dentro da quadra. Quem veste a camisola da Brava merece entrar em campo sabendo que houve uma estrutura por trás dele que fez tudo o que estava ao seu alcance para preparar aquela equipa.

Também os treinadores precisam de condições para trabalhar. Um treinador pode ter conhecimento, experiência e vontade, mas nenhuma dessas qualidades substitui o tempo de treino. Não se pode exigir uma equipa organizada a um treinador que recebeu jogadores em cima da hora e teve poucas oportunidades para trabalhar. Se queremos cobrar resultados aos treinadores, devemos primeiro garantir-lhes condições para trabalhar.

Precisamos igualmente de dirigentes com visão. Dirigir o desporto não pode significar apenas tratar das inscrições, organizar viagens e garantir a presença numa competição. A gestão desportiva exige planeamento, liderança, capacidade de antecipação e compromisso. É preciso pensar hoje naquilo que queremos que a Brava seja daqui a dois, três ou cinco anos.

Representar a Brava não pode ser simplesmente ir a uma competição para marcar presença. Quando se veste a camisola da seleção, veste-se também o nome da nossa ilha. E esse nome deve ser defendido com dignidade. Não estamos a dizer que uma equipa tem obrigação de ganhar todas as competições. Isso seria irrealista. Estamos a dizer que devemos garantir que ela tenha condições mínimas para competir.

É perfeitamente possível perder um jogo e sair de cabeça erguida. É possível enfrentar uma equipa mais forte, perder e ainda assim demonstrar organização, atitude e espírito competitivo. O que não podemos aceitar como normal é enviar uma equipa para uma competição nacional sem preparação suficiente e depois agir como se não houvesse nada a aprender com aquilo que aconteceu.

Precisamos de mudar esta mentalidade. Precisamos de deixar de pensar que participar já é uma vitória. Participar é importante, mas representar uma ilha exige mais. Exige preparação, compromisso e responsabilidade. Os nossos atletas merecem isso. Os nossos treinadores merecem isso. Os nossos clubes merecem isso. E a população da Brava também merece isso.

Não vamos agora virar as costas ao futsal, nem ficar em silêncio quando entendemos que algo está errado. Pelo contrário, apoiar o futsal também significa exigir que ele seja tratado com seriedade. Amar o desporto da nossa ilha não significa aplaudir tudo indiscriminadamente. Significa ter coragem para reconhecer os problemas e defender mudanças quando elas são necessárias.

Não queremos culpados. Queremos soluções. Não queremos atacar jogadores. Queremos melhores condições para eles. Não queremos atacar treinadores. Queremos que tenham tempo e recursos para trabalhar. Não queremos desvalorizar quem viajou para representar a Brava. Queremos que aqueles que representam a nossa ilha tenham uma estrutura capaz de lhes dar condições para competir dignamente.

A Brava tem atletas com talento, jovens com potencial e pessoas apaixonadas pelo desporto. O que precisamos é transformar esse potencial em trabalho organizado e contínuo. Precisamos de uma visão que ultrapasse uma competição e que pense no futuro das modalidades na ilha. Precisamos de criar bases para que, quando chegar a próxima prova nacional, não estejamos novamente a começar do zero.

Por isso, esta não é uma crítica contra uma equipa específica. É um alerta sobre a forma como estamos a tratar as nossas representações desportivas. É um apelo para que dirigentes, clubes, treinadores, atletas, instituições e todos aqueles que têm responsabilidade no desenvolvimento do desporto da Brava possam sentar-se, discutir os problemas e encontrar soluções.

O FUTSAL DA BRAVA MERECE MAIS.

A ILHA BRAVA MERECE MAIS.

Queremos organização. Queremos preparação. Queremos critérios claros. Queremos planeamento. Queremos compromisso. Queremos formação. Queremos investimento bem utilizado. Queremos dirigentes com visão. Queremos atletas valorizados e preparados. Queremos treinadores com condições para trabalhar. E, acima de tudo, queremos uma Brava representada com dignidade.

Não é atacar.

É exigir respeito pelo nosso futsal.

Não é ser contra os jogadores.

É defender melhores condições para eles.

Não é ser contra o treinador ou a equipa técnica.

É exigir uma estrutura que permita que façam o seu trabalho.

Não é ser contra a participação nas provas nacionais.

É defender que, quando a Brava participa, participe com preparação, organização, ambição e dignidade.

Porque vestir a camisola da ILHA BRAVA deve ser uma honra.

E garantir que essa camisola é devidamente representada deve ser uma responsabilidade de todos nós.

BRAVANEWS