Chefe do Estado defende atenção especial do Governo para a ilha Brava
O Presidente da República José Maria Neves defendeu hoje que a Brava, “merece uma atenção especial do Governo e das autoridades cabo-verdianas”, sublinhando ser urgente resolver problemas estruturais que travam o desenvolvimento da ilha.
Em declarações aos jornalistas, José Maria Neves, que iniciou hoje uma visita de cinco dias à ilha Brava, disse que é preciso o foco na resolução de questões que poderão catalisar o desenvolvimento da Ilha.
O Chefe de Estado apontou a questão dos transportes como prioridade absoluta, considerando-a essencial para impulsionar os negócios, dinamizar o turismo e diversificar a economia.
“A questão dos transportes é fundamental. Precisamos resolvê-la para fazer incrementar os negócios e o turismo”, afirmou.
Neves chamou ainda a atenção para problemas locais que têm afectado directamente a vida das comunidades, sendo que entre eles, destacou a avaria do teleférico na localidade de Lomba Tantum, que já dura mais de um ano.
“Não faz sentido que continue assim”, criticou.
Outras áreas consideradas urgentes incluem o abastecimento de água, um bem essencial e a execução de projectos públicos com maior eficiência, para que as respostas às necessidades da população sejam mais eficazes.
O Presidente da República reforçou, igualmente, a importância de melhorar os serviços de saúde na ilha, garantindo cuidados essenciais que contribuam para uma melhor qualidade de vida.
O presidente defendeu a necessidade de reforçar a descentralização, sobretudo passados 50 anos da independência e 35 anos da instauração da democracia e do poder local.
Neste sentido, ressaltou ser fundamental transferir mais poderes e recursos às câmaras municipais, que são “a casa onde as pessoas se dirigem em primeiro lugar”.
Segundo ele, colocar mais meios nas mãos dos municípios é aproximar o poder das comunidades.
A Brava, pelo contributo que tem dado ao país e pelos desafios acrescidos que enfrenta, “merece muito mais”, concluiu o Presidente da República, reforçando o compromisso de defender uma maior atenção e investimento para o desenvolvimento da ilha.
Por seu turno, o presidente da Câmara Municipal da Brava, Amândio Brito, disse que a expectativa é alta e que desde logo tiveram a oportunidade de dialogar, de falar sobre os problemas que mais nos afligem, a questão do transporte, água e saúde, entre outros.
“Nós estamos aqui com o senhor Presidente que, durante esses dias, vai poder estabelecer contactos com operadores económicos, mas também com várias individualidades e com os munícipes, vai poder visitar a ilha toda e, em consequência disso, aperceber-se-á daquilo que é a situação real da Brava”, finalizou.
Inforpress/Fim
















