Ex-Ministro Carlos Burgo critica a conectividade inter-Ilhas com claro prejuízo para a ilha Brava

Cidade de Nova Sintra, 19 de Julho de 2025 (Bravanews) - Carlos Burgo, antigo Ministro e natural da Brava, criticou veementemente a CV Interilhas e o atual governo pela sua "gritante e insuportável falta de sensibilidade" em relação aos desafios de transporte enfrentados pela ilha da Brava.

Jul 19, 2025 - 14:43
 0  82
Ex-Ministro Carlos Burgo critica a conectividade inter-Ilhas com claro prejuízo para a ilha Brava

Burgo salientou que, ao contrário de outras ilhas, a Brava não é servida por via aérea. Questionou por que razão, dada esta situação de isolamento, não é reservado um número mínimo de passagens nos ferries de e para a ilha. Recordou que, nos primeiros anos da independência de Cabo Verde, dois lugares no avião de 8 passageiros, eram especificamente reservados para a Brava na rota Praia-São Filipe. Além disso, um barco da Brava transportava passageiros para o Fogo e aguardava a chegada do avião, garantindo a intermodalidade.

Burgo manifestou a sua consternação pelo facto de, 50 anos após a independência, num país que almeja um desenvolvimento médio-alto e com significativamente mais recursos, haver uma "mínima falta de sensibilidade" para com o "calvário" vivido pelos bravenses. As suas declarações realçam a frustração contínua em relação ao isolamento da ilha e à percebida inadequação das atuais soluções de transporte.