“Não está na minha cabeça e nos meus horizontes voltar a ser candidato presidencial”, diz Jorge Carlos Fonseca
O ex-Presidente da República Jorge Carlos Fonseca reiterou esta quarta-feira, 7, que não está na sua cabeça e nos seus horizontes uma nova candidatura à Presidência da República, após cumprir 10 anos de mandato com uma “avaliação elevadíssima” dos cabo-verdianos.
“Neste momento, posso ser candidato [nas eleições presidenciais de 2026] de acordo com a Constituição Cabo-verdiana, mas não está na minha cabeça e nos meus horizontes voltar a ser candidato [presidencial]”, disse Jorge Carlos Fonseca aos jornalistas, em Lisboa (Portugal), à margem da apresentação do seu livro “O erro em direito penal, em especial no direito penal cabo-verdiano”
No entanto, Fonseca, de 75 anos, que exerceu o cargo de Presidente da República (PR) de Cabo Verde entre 2011 e 2021, não descartou um regresso à vida política, afirmando que “na política não é prudente dizermos nunca mais”.
O também jurista e escritor cabo-verdiano mostrou-se satisfeito com os 10 anos da sua presidência (2011-2021), que, de acordo com estudos de empresas independentes, teve uma avaliação popular cabo-verdiana elevadíssima, correspondente a uma média de 90 por cento (%), que considerou um caso raro em democracia.
“Portanto, sinto-me satisfeito e continuo a sentir o calor dos cabo-verdianos por onde passo (…). Sinto bem como estou e, neste momento, estou apostado em continuar a trabalhar pela cultura da liberdade e da democracia em Cabo Verde e se possível fazê-lo também no continente africano, África Ocidental e nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP)”, enfatizou o antigo PR cabo-verdiano.
Inforpress
















