PAICV critica Ministério da Educação e diz que tem pecado na qualidade do sistema educativo no país

O líder do grupo parlamentar do PAICV criticou hoje, na Praia, o Ministério da Educação e disse que têm “pecado na qualidade” no sistema educativo cabo-verdiano, com “diminuição da qualidade” de ensino.

Oct 8, 2025 - 15:55
 0  31
PAICV critica Ministério da Educação e diz que tem pecado na qualidade do sistema educativo no país

Esta posição foi manifestada por Clóvis Silva, hoje em conferência de imprensa, ao fazer o balanço do grupo parlamentar do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, oposição) sobre o início do ano parlamentar com foco em reformas legislativas e educação.

“Se olharmos para Cabo Verde e para todo o percurso que fizemos, até hoje, há alguns fenómenos que nos preocupam, entre eles, a diminuição da qualidade de ensino. Não é normal que uma criança, um aluno, no quarto e no quinto ano, tenha dificuldades na leitura. E temos identificado isto”, sublinhou o líder.

Disse ainda que não é normal que em alguns agrupamentos tenha se constatado a diminuição do número de turmas, de até 13 turmas a menos, destacando que esse fenómeno está a acontecer em Santiago Norte, incluindo no município de Tarrafal de Santiago e em Santa Catarina, além da cidade da Praia.

“Tudo isto demonstra que algo não vai bem e temos que estar preparados”, disse o líder parlamentar do PAICV, afirmando que tutelar um sector como a educação é "essencial".

Este político salientou que essas questões afectam os alunos, professores, e por consequência, as comunidades.

Conforme adiantou, são essas respostas que o seu partido vai procurar as respostas durante a primeira sessão de Outubro com a tutela da pasta da educação.

De realçar que durante a jornada do grupo parlamentar do PAICV, nesta segunda-feira, 06, Clóvis Silva foi eleito, o novo presidente do Grupo Parlamentar do partido, obtendo 90 por cento (%) dos votos favoráveis dos deputados, que culminou juntamente com ele a eleição de vice-presidentes, os deputados Adélsia Almeida e Luís Pires, mantendo-se nos respectivos cargos de vice-presidentes os deputados Carla Lima e António Fernandes.

O novo ano parlamentar inicia esta quarta-feira com uma agenda centrada em reformas estruturantes no sistema jurídico-administrativo e no sector da educação, considerados pilares decisivos para o desenvolvimento de Cabo Verde.

O debate com o ministro da Educação também será um dos momentos altos da sessão, com o sector a figurar entre as prioridades do Governo e dos deputados neste novo ciclo parlamentar.

Nos termos regimentais, o ministro do Turismo e Transportes também responderá a perguntas dos deputados, indicadas pelo grupo parlamentar do Movimento para a Democracia (MpD, poder).

Inforpress/Fim