A jornada de Raul Spinola - Das vendas de guloseimas em Tomé Barraz e professor na ilha Brava para a área de enfermagem, e recentemente notário público nos Estados Unidos.

Raul Spinola é uma inspiração viva de perseverança e dedicação, cuja jornada o levou de vender guloseimas em Tomé Barraz, passando por professor de quadro do Ministério de Educação na sua ilha natal-Brava, para se tornar enfermeiro e notário público no país de residência – Estados Unidos da América.

Oct 21, 2023 - 15:28
Oct 21, 2023 - 12:35
 0  338
A jornada de Raul Spinola - Das vendas de guloseimas em Tomé Barraz e professor na ilha Brava para a área de enfermagem, e recentemente notário público nos Estados Unidos.

Raul conta-nos tudo, e começa por dizer que o seu caminho foi repleto de desafios, sacrifícios e determinação, tornando-o um exemplo de superação. 

Raul Spinola nasceu em Tomé Barraz e sempre sonhou em buscar uma vida melhor para ele e sua família. Em 2007, ele tomou a corajosa decisão de deixar sua terra natal e buscar oportunidades nos Estados Unidos da América. 

Ele chegou ao país com apenas 27 anos, pai solteiro de duas crianças adoráveis, de 3 e 4 anos. Essa decisão foi motivada pelo desejo de oferecer um futuro mais promissor para seus filhos. Os primeiros anos nos Estados Unidos não foram fáceis. Raul enfrentou barreiras de idioma, questões de adaptação e dificuldades financeiras. 

Ele estava determinado a criar um ambiente seguro e estável para ele e seus filhos, o que o impulsionou a superar todos os obstáculos. Para sustentar sua família, Raul Spinola começou trabalhando em uma fábrica local, onde enfrentou longas horas e condições desafiadoras. 

Perdendo o emprego, ele estava decidido a regressar com as duas filhas menores que trouxe com ele e retomar o seu posto de professor na ilha Brava. Os familiares e amigos próximos fizeram ele mudar de ideia e resolveu ficar e lutar. 

Por causa do encerramento da referida fábrica onde labutava, viu nos estudos a saída possível. Não sabendo exactamente por onde começar, teve apoios de muitas pessoas, principalmente do Senhor Helder Varela, um conhecido professor bravense residente nos arredores de Brockton. 

“Fui para Criminal Justice, querendo ser Policial, mas devido a ser o único tutor dos meus filhos, este emprego de policial não encaixava com o papel de pai, por isso, fazendo uma pesquisa, vi que a área da saúde poderia ser uma solução”. Enquanto trabalhava em empregos temporários para sustentar sua família, Raul Spinola descobriu seu interesse pela área de saúde. 

Depois de aperfeiçoar um pouco a língua inglesa, começou a fazer pequenas formações na área de saúde. Fez Home Health Aid (HHA), Assistente de Enfermeiro (CNA), Assistente de Analises laboratoriais (phlebotomist), Prática de Enfermaria Licenciada (LPN). Querendo continuar com a sua carreira na área de saúde e subir mais um degrau, ele começou a frequentar aulas de enfermagem no “Massassoit Community College”, em Brockton Massachusetts, enquanto continuava a trabalhar durante o dia. Sua perseverança e paixão pelo cuidado com os outros o ajudaram a se destacar em seus estudos. Depois de passar por Home Health aid, assistente de enfermagem, técnico assistente de laboratório, prática de enfermaria licenciada, com o tempo, Raul obteve seu diploma em enfermagem (RN). Raul trabalhou em vários instituições de saúde como Group Home, Nursing Home, Hospitais de Weymouth, Brockton, e conhecida clinica Brockton Neighborhood Health Center. 

Sua atenção dedicada aos pacientes e seu compromisso em aprender e crescer o destacaram como um profissional excepcional. Ele gradualmente progrediu em sua carreira, assumindo responsabilidades cada vez maiores. Hoje Raul Spinola trabalha para o Estado de Massachussetts como enfermeiro, mais concretamente no Liceu de New Bedford. 

Diz que aceitou este desafio por ser menos estressante, porque tem mais benefícios, e pode também ter muito tempo para cuidar da família dele. Finalmente, por ter muito tempo livre e ter um grande conhecimento dos assuntos de imigração e notariado, Raul decidiu ir atrás de mais um objetivo. 

Ele observou uma lacuna destes dois serviços no seio da nossa comunidade, e resolveu aceitar este desafio proposto a ele por algumas pessoas que acreditam no seu potencial. Raul tornou-se notário publico recentemente. Raul acabou de obter sua licença de Notário Público para o Estado de Massachussets, exercendo particularmente na Cidade de New Bedford. Oferece para a comunidade cabo-verdiana e não só, serviços de notário, tradução de documentos, relação com o sector da emigração e muito mais. 

A sua história inspiradora de ascensão, de vendedor de guloseimas a um membro valioso da equipe de enfermagem, e servidor da comunidade na área de imigração e notariado, serve como testemunho de sua dedicação incansável. A vida de Raul Spinola é uma história de superação notável, demonstrando que com determinação e esforço, é possível alcançar o sucesso mesmo em circunstâncias desafiadoras. Sua jornada desde a ilha Brava aos Estados Unidos é uma fonte de inspiração para todos aqueles que enfrentam obstáculos em busca de seus sonhos. Raul Spinola é um exemplo de que a perseverança e o amor pela família podem superar qualquer adversidade. 

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow