Jovem aspirante a escritora é vencedora do Prémio Literário Jaime de Figueiredo 2025
A jovem Maria Eugénia Cardoso de Barros é a vencedora do primeiro Prémio Literário Jaime de Figueiredo 2025, instituído pela Câmara Municipal da Praia, com a obra intitulada “O caminho das Pedras – Uma dor de esperança”.
O anúncio foi feito hoje, no acto de apresentação da Iª Edição do Prémio Literário Jaime de Figueiredo 2025, no valor de 400 mil escudos, que tem como propósito promover e estimular a criação literária, fomentar o gosto pela escrita e valorizar a produção cultural, a educação e a expressão artística no mercado editorial, em geral.
Concorreram para este prémio 07 obras inéditas de autores cabo-verdianos, tendo sido também atribuída menção honrosa à obra “Poemas da Noite II”, de Daniel Ramos Mendes, que além do certificado é agraciado com cem mil escudos.
O vereador da Cultura da Câmara Municipal da Praia, Jorge Garcia, reafirmou o compromisso de a autarquia continuar a realizar o concurso literário Jaime de Figueiredo, na expectativa de poder contar cada vez mais com a participação de obras de “inegável rigor, qualidade e estética, capaz de relevar a notoriedade da cena literária cabo-verdiana.
Já a premiada, Maria Eugénia Cardoso, que adopta o pseudónimo “Jasmin”, leva o prémio no valor de 400 mil escudos, além de poder ter o livro físico, em papel, numa tiragem de mil exemplares, para que todos aqueles que querem ler a sua história, o possam ter na mão.
Segundo a autora da obra esse prémio é a realização de um sonho, graças à persistência, pois desde criança gosta de escrever e aspira ser escritora.
“Trabalhei muito para isso. Ganhar esse prémio é a realização de um sonho e aspiro um dia ser escritora das letras cabo-verdianas”, manifestou, comentando que esta sua obra inédita narra histórias e percurso de vida, mas a esperança nunca morre.
“A emoção já tomou conta de mim, e acredito que tenho uma longa caminhada literária. Vou continuar a escrever”, exteriorizou.
Inforpress/Fim
















