União Europeia aprova apoio militar de 12 milhões de euros para Cabo Verde

A União Europeia vai apoiar as Forças Armadas de Cabo Verde com 12 milhões de euros nos próximos dois anos, com foco na segurança marítima, patrulha oceânica e cooperação internacional. O apoio inclui a entrega de um navio patrulha e formação técnica, no âmbito da Parceria Especial entre a UE e Cabo Verde.

Jul 9, 2025 - 12:02
 0  77
União Europeia aprova apoio militar de 12 milhões de euros para Cabo Verde

A União Europeia (UE) aprovou esta terça-feira uma medida de assistência no valor de 12 milhões de euros destinada às Forças Armadas de Cabo Verde, com o objetivo de reforçar a capacidade militar do país ao longo de um período de dois anos.

De acordo com um comunicado do Conselho da UE, trata-se da primeira medida de apoio a Cabo Verde no âmbito do Mecanismo Europeu de Apoio à Paz. A iniciativa visa proteger a soberania marítima do arquipélago, melhorar a segurança marítima regional e reforçar a cooperação com marinhas dos Estados-membros da UE, especialmente através da iniciativa de Presença Marítima Coordenada.

A decisão integra a Parceria Especial UE-Cabo Verde, nomeadamente o pilar dedicado à estabilidade e segurança. Como parte do apoio, Cabo Verde receberá equipamentos e serviços voltados para patrulha e vigilância, incluindo a entrega de uma embarcação de patrulha oceânica e ações de formação técnica.

O Mecanismo Europeu de Apoio à Paz, criado em março de 2021, tem como missão financiar ações no âmbito da Política Externa e de Segurança Comum da UE, com foco na prevenção de conflitos, manutenção da paz e reforço da segurança internacional.