As Manifestações em Cabo Verde e as Suas Consequências no Panorama Político

Apr 12, 2015 - 11:50
 0  7
As Manifestações em Cabo Verde e as Suas Consequências no Panorama Político

[b] [/b]

[b]As manifestações que, recentemente, ocorreram em cabo Verde não deixaram ninguém indiferente e marcarão uma nova era na política Cabo-verdiana, passando a sociedade civil a desempenhar o seu papel de fiscalização da ação política nacional. Por outro lado, um dos desafios para a consolidação da nossa democracia é termos uma sociedade civil vibrante e participativa nas decisões políticas. A aprovação do Estatuto dos titulares dos cargos políticos já contribuiu e irá contribuir, decisivamente, para que o país avance uns degraus neste longo trajeto de consolidação democrática. [/b]

Apesar destas movimentações em todo Cabo Verde, na Brava, tudo ao ritmo da morna. Todavia, somos a ilha onde as manifestações faziam mais sentido e era não só pelos Estatuto dos titulares dos cargos políticos, mas pela situação económica e social gritante pelo qual a ilha enfrenta de uns tempos para cá. Porém, nem sempre foi assim, quem não se lembra da manifestação por causa do motor velho na furna? Sim, quando queremos conseguimos nos unir e resolver os nossos problemas.

O povo foi à rua e demonstrou o seu descontentamento pela conjuntura onde os privilegiados “deputados” querem, não atualizar, mas aumentar o seu salário. Não podemos permitir que um país com uma elevada desigualdade social, dado aos parcos rendimentos que a camada menos favorecida detém, aumente o fosse entre a sociedade e os seus representantes.

A aprovação do Estatuto dos titulares dos cargos políticos demonstrou o quanto os deputados da nação estão afastados dos seus representados, não só, em termos do rendimento disponível, mas também, da própria perceção da realidade. Na presente conjuntura, ganhar o montante que os atuais deputados ganham, é o que o país pode oferecer para quem quer representar o seu povo e trabalhar a bem da nação.

A única justificação para a subida do salário na casa parlamentar se assemelha com aquela atitude: " o outro ganha mais do que eu", neste caso, alguns gestores de empresas públicas que ganham mais do que os deputados. Todavia, isto não justifica que perante a situação económica e social do país se aumente os salários dos titulares dos cargos políticos. É preciso haver equilíbrio entre o nível de vida dos cidadãos, a riqueza gerada pelo país e os salários dos titulares dos cargos políticos.

Se o país pode aumentar o salário dos deputados, porque não usar este mesmo montante para criar mais postos de trabalho e empregar mais jovens? Sim, porque pode-se, de facto, dignificar mais os cargos políticos sem ter que, necessariamente, aumentar os salários.

Fazendo uma leitura política, era pouco provável que o atual Presidente da República promulgasse o diploma, pois, este é o seu primeiro mandato e ele irá a eleições dentro de um ano. De igual forma, o diploma alargaria um fosso enorme entre a classe política e a sociedade. Apesar do diploma ter sido aprovado na casa parlamentar, quase por unanimidade, há muita coisa em jogo e era muito arriscado para o futuro político do presidente se ele se afastasse do povo que o elegeu.

Os grandes vencedores deste jogo Político foram: a atual líder do PAICV, Dr.ª Janira Hopffer Almada, que cedo se demarcou da aprovação do referido diploma, aproveitando o momento político para fazer a sua consagração como presidente do PAICV e o Presidente da República, Dr. Jorge Carlos Fonseca, que demonstrou elevação e sentido de Estado ao chumbar politicamente o diploma.

Jonathan Vieira.

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow