Emigrantes queixam-se de burocracia e demora na alfândega da Brava
Cidade Nova Sintra, 14 de Setembro de 2026 (Bravanews) - Imigrantes que viajam para a ilha Brava estão a manifestar preocupação com aquilo que consideram ser excesso de burocracia, demora no levantamento de encomendas, dependência da Cidade da Praia e custos elevados associados aos processos alfandegários. Entre os casos relatados estão os de Eugénia Pinto, Benilde Silva, Zulmira Lima, Anita Lima e Olavo Lopes, imigrantes que afirmam terem permanecido na ilha durante três semanas e que só conseguiram retirar a sua encomenda no último dia da sua estadia.
Bravanews falou com Eugenia Pinto, que relatou que a situação acabou por causar-lhe transtornos durante a viagem, uma vez que esperava conseguir levantar a encomenda num período muito mais curto. A imigrante considera que os procedimentos existentes acabam por penalizar sobretudo aqueles que vivem no estrangeiro e regressam à Brava por períodos limitados, muitas vezes para visitar familiares, tratar de assuntos pessoais ou participar em actividades na comunidade.
“Vim para a Brava por três semanas e só consegui tirar a minha encomenda no último dia”, relatou Eugénia, ao manifestar a sua insatisfação com o processo. Para a emigrante, uma situação dessa natureza demonstra as dificuldades enfrentadas por quem depende dos serviços alfandegários para receber bens enviados do exterior.
Eugénia diz não compreender a necessidade da troca de documentos, nomeadamente a substituição do papel amarelo pelo branco. Questiona também a demora provocada pela necessidade de aguardar orientações da Cidade da Praia para a definição dos valores a serem aplicados no despacho das encomendas. A emigrante afirma ainda ter sérias dificuldades em compreender por que razão os serviços chegam a ser suspensos durante o horário de atendimento, alegadamente porque o chefe responsável saiu para almoçar.
Uma das principais críticas apresentadas está relacionada com a burocracia. Os emigrantes alegam que o processo pode ser demorado e exigir uma série de procedimentos que, na sua perspetiva, poderiam ser simplificados. Para quem permanece na ilha por pouco tempo, cada dia de espera representa uma dificuldade adicional, sobretudo quando a viagem tem uma duração previamente definida.
Eugénia também aponta para a dependência dos serviços da Cidade da Praia como uma das questões que contribuem para a demora. Na sua perspetiva, a necessidade de determinados procedimentos ou decisões dependerem de estruturas localizadas fora da ilha acaba por dificultar a resolução rápida dos processos na Brava.
A emigrante questiona ainda os valores cobrados sobre as encomendas. Segundo o seu relato, os preços são considerados elevados, tornando o levantamento dos bens uma despesa que pesa no orçamento de quem vive fora do país e envia produtos para familiares ou transporta mercadorias para a ilha.
As queixas, contudo, não se limitam à Eugénia. Entre os emigrantes que também manifestam descontentamento estão Zulmira, Anita, Benilde e Olavo, que se juntam às reclamações sobre o funcionamento dos serviços e sobre as dificuldades encontradas no processo de levantamento de encomendas.
Para estes emigrantes, a questão ultrapassa um caso individual. A preocupação apresentada é a de que as dificuldades enfrentadas na alfândega possam tornar-se uma experiência recorrente para pessoas que regressam à Brava, especialmente durante a época em que aumenta o movimento de emigrantes na ilha.
Os reclamantes defendem que deveria existir maior agilidade nos procedimentos, principalmente para os emigrantes que têm datas de regresso marcadas. Quando uma encomenda demora vários dias ou semanas a ser liberada, explicam, o proprietário pode acabar por deixar a ilha sem conseguir receber os seus bens, apesar de ter cumprido os procedimentos exigidos.
Outro ponto levantado é a necessidade de aproximar os serviços das necessidades específicas de uma ilha como a Brava. Por ser uma comunidade insular e com limitações próprias em matéria de transporte e ligação com outras ilhas, os emigrantes entendem que os processos administrativos deveriam levar em consideração essas particularidades.
As reclamações levantadas por Eugénia, Benilde, Zulmira, Anita e Olavo colocam novamente em discussão a relação entre os emigrantes e os serviços públicos responsáveis pelo processo alfandegário. Os queixosos pedem mais rapidez, maior transparência sobre os procedimentos e uma revisão dos custos associados às encomendas, defendendo que o sistema deve ser mais acessível para quem regressa temporariamente à ilha.
Até ao momento, os relatos apresentados correspondem às experiências e opiniões dos emigrantes mencionados. Seria importante recebermos também a posição das autoridades alfandegárias competentes sobre as reclamações, nomeadamente sobre os prazos de processamento, os procedimentos que dependem da Cidade da Praia e os critérios utilizados para determinar os valores cobrados pelas encomendas. A expectativa dos emigrantes é que o assunto seja analisado e que sejam encontradas soluções capazes de reduzir a burocracia e evitar que outros viajantes passem por situações semelhantes.
MS
























