Brava: Psicólogo apela aos professores a procurarem ajuda de especialistas em caso de esgotamento profissional

O professor e psicólogo da Escola Secundária Eugénio Tavares, Rubem Gomes, aconselhou hoje a classe docente para procurar ajuda de especialistas em caso de “esgotamento profissional”, uma vez que pode se tratar de síndrome de burnout.

Apr 23, 2024 - 04:27
 0  54
Brava: Psicólogo apela aos professores a procurarem ajuda de especialistas em caso de esgotamento profissional

Rubem Gomes, que falava à Inforpress, realçou que a doença não afecta somente a classe docente, mas também os profissionais de outras áreas, entre elas polícia, bombeiros, condutores e de transportes públicos, entre outras.

“A síndrome de burnout, também conhecida como síndrome do esgotamento profissional, é uma doença mental que surge após o indivíduo passar por situações de trabalho desgastantes, ou seja, que requerem muita responsabilidade ou até mesmo excesso de competitividade”, explicou.

Segundo a mesma fonte, a doença tem sintomas fisiológicos, comportamentais e emocionais, e explicou que o fisiológico se dá quando há dores de barrigas e enxaqueca, a emocional quando uma pessoa se sente triste, com mudanças de humor e insónia, entre outros.

“Os sintomas comportamentais, por seu lado, começam com irritabilidade e falta de profissionalismo, entre outros”, completou.

Neste sentido, esclareceu a síndrome burnout pode ser prevenida se a pessoa perceber que está a sentir-se cansado ao trabalhar com horários excessivos, neste caso, segundo o mesmo, a solução é reduzir a sua carga horária ou funções, mas também entrar em férias e assim evitar o esgotamento.

“Caso uma pessoa ou um profissional estiver a sentir os referidos sintomas o aconselhável é procurar ajuda de um psicólogo, sendo que a doença tem tratamento e quanto mais cedo for diagnosticado e tratada maior é a chance cura, pois caso contrário pode levar ao agravamento e as consequências poderão ser irreversíveis”, finalizou o psicólogo Rubem Gomes.

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow