Editorial | Brava, o PAICV e a política que se repete

A escolha do cabeça de lista para as próximas eleições legislativas voltou a colocar a ilha Brava diante de um sentimento que muitos já começam a conhecer bem: a sensação de repetição. Após o anúncio de que Clóvis Silva seria novamente o primeiro nome da lista do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) pelo círculo eleitoral da Brava, a reação de muitos cidadãos foi imediata e quase espontânea: “outra vez?”

Mar 7, 2026 - 12:08
 0  885
Editorial | Brava, o PAICV e a política que se repete

(...) A exclamação, repetida em conversas nas ruas, cafés e redes sociais, traduz um sentimento que vai além da simples escolha de um candidato. Ela reflete um debate mais profundo sobre renovação política, representatividade e o futuro da pequena ilha.

Durante cerca de quinze anos, Clóvis Silva tem sido a figura que representa a Brava no parlamento nacional. É um percurso político longo, que por si só demonstra experiência e presença no cenário político. Contudo, em democracias maduras, a longevidade política também costuma trazer consigo uma expectativa natural de renovação — não apenas de pessoas, mas de ideias, métodos e visões para o desenvolvimento.

Essa discussão tornou-se ainda mais sensível quando se recorda o desempenho eleitoral recente do deputado. Em 2020, Clóvis Silva foi candidato nas eleições autárquicas, enfrentando Francisco Tavares, do Movimento para a Democracia (MpD). O resultado acabou por favorecer Francisco Tavares, que conquistou a Câmara Municipal. Para muitos observadores políticos da ilha, esse episódio levantou dúvidas sobre a capacidade do actual cabeça de lista mobilizar novamente o eleitorado bravense.

O contexto político torna a decisão ainda mais estratégica. A nível nacional, o PAICV surge como um dos partidos com fortes possibilidades de vitória nas legislativas. Porém, a realidade local nem sempre acompanha as tendências nacionais. Na Brava, o equilíbrio político tem sido frágil e competitivo.

Nas últimas eleições municipais, por exemplo, o PAICV conseguiu vencer de forma relativamente apertada a Câmara Municipal, mas acabou por perder a Assembleia Municipal — um sinal claro de que o eleitorado está dividido e atento às alternativas.

Nesse cenário, a escolha de Clóvis Silva pode revelar-se uma aposta arriscada. Há quem tema que a decisão acaba por fragilizar o partido na ilha, abrindo espaço para que o MpD consolide ou amplie a sua presença política. Em vez de capitalizar uma eventual vitória nacional do partido, a Brava poderá caminhar no sentido contrário, transformando o PAICV numa força minoritária no círculo eleitoral.

Mas talvez a questão mais sensível não seja apenas eleitoral. Ela toca num ponto mais profundo da vida política da ilha: a renovação das lideranças. Muitos bravenses questionam se, numa ilha com tantos filhos formados, profissionais qualificados e jovens preparados, não existiriam outros quadros capazes de assumir responsabilidades políticas ao mais alto nível.

A impressão que fica para parte da população é a de que a política continua a girar em torno dos mesmos nomes, das mesmas estruturas e das mesmas disputas de sempre. Isso levanta uma pergunta inevitável: será que falta competência na ilha ou falta espaço para que novas vozes avancem?

Quando um político acumula mais anos de carreira política do que de exercício da sua profissão original — neste caso, o direito — a reflexão sobre renovação torna-se ainda mais legítima. A política, afinal, precisa de experiência, mas também precisa de oxigenação.

Outro elemento que começa também a levantar interrogações prende-se com o próprio processo de escolha do candidato. Segundo os estatutos do PAICV, os candidatos a cabeça de lista devem ser propostos pelas comissões políticas regionais. No entanto, quando questionado sobre o assunto, o presidente da Comissão Política Regional do partido na Brava, Carlinhos Martins optou pelo silêncio.

Esse silêncio político não passou despercebido. Pelo contrário, abriu espaço para interpretações e especulações. Para alguns analistas e militantes, a ausência de uma posição clara poderá indicar que o nome de Clóvis Silva não terá passado pelo crivo formal da referida comissão regional, levantando dúvidas sobre se o processo respeitou plenamente a dinâmica interna prevista pelo próprio partido.

Se assim for, a questão deixa de ser apenas sobre quem é o candidato e passa também a ser sobre como foi escolhido.

A Brava, conhecida como a “ilha das flores”, foi também uma ilha de pensamento crítico, de diáspora activa e de cidadãos atentos à vida pública. Talvez por isso, o debate sobre esta escolha esteja longe de ser apenas uma questão partidária. Trata-se, antes, de uma discussão sobre o futuro político da ilha e sobre a necessidade — ou não — de abrir portas a uma nova geração de líderes.

Porque, no fim das contas, a pergunta que ecoa entre muitos bravenses continua simples, direta e carregada de significado:

(…)até quando a política da ilha continuará a repetir os mesmos nomes?