Joachim Pease, Caboverdeano, pode ser o primeiro receptor africano da prestigiosa Medalha de Honra durante a Guerra Civil nos EUA

Pesquisas recentes revelaram a fascinante história de Joachim Pease, um marinheiro cabo verdeano cujas habilidades excepcionais ajudaram a afundar um navio de guerra confederado durante a Guerra Civil. Apesar de ter desaparecido dos registros históricos por mais de um século e meio, historiadores amadores estão trabalhando para convencer a Marinha dos Estados Unidos a reconhecer Pease como o primeiro africano nascido a receber a Medalha de Honra.

Jul 8, 2023 - 21:38
 0  64
Joachim Pease, Caboverdeano, pode ser o primeiro receptor africano da prestigiosa Medalha de Honra durante a Guerra Civil nos EUA

Publicação: Smithsonian Magazine
Data: Junho 21, 2023

Em uma história notável de coragem e redescoberta histórica, a fascinante história de Joachim Pease, um marinheiro negro cujas ações heróicas ajudaram a afundar um navio de guerra confederado durante a Guerra Civil, emergiu das sombras. Por mais de um século e meio, as contribuições de Pease foram perdidas para a história, até que historiadores amadores começaram a desvendar a narrativa intrigante que envolve sua vida e conquistas. Agora, eles buscam corrigir o passado instando a Marinha dos Estados Unidos a reconhecer Pease como o primeiro africano nascido a receber a reverenciada Medalha de Honra.

A jornada de Joachim Pease começa nos últimos dias da Guerra Civil, quando suas habilidades excepcionais com um canhão de convés desempenharam um papel fundamental no afundamento de um navio de guerra confederado notório. No entanto, seu subsequente desaparecimento dos registros históricos deixou sua história não contada, e a Medalha de Honra que ele conquistou por sua bravura na Batalha de Cherbourg em 1864 permaneceu não reclamada em um museu em Washington, D.C.

Uma das armas usadas contra o CSS Alabama

Os últimos anos testemunharam um ressurgimento de interesse pela vida de Pease, com historiadores amadores dedicados juntando fragmentos de informações para lançar luz sobre sua notável trajetória. Ron Barboza, um professor aposentado de New Bedford, Massachusetts, e Gerson Monteiro, um professor de Brockton, Massachusetts, ambos com raízes em Cabo Verde, dedicaram anos de pesquisa para desvendar a história de Pease. Eles acreditam que reconhecer Pease como o primeiro receptor africano nascido da Medalha de Honra ofereceria uma oportunidade para a Marinha celebrar as contribuições de imigrantes, especialmente aqueles de comunidades marginalizadas, que historicamente foram ignorados.

Cabo Verde, um arquipélago ao largo da costa da África Ocidental, desempenha um papel crucial na história de Pease. Barboza observa que a história dos caboverdianos na América ainda está amplamente não registrada, apesar de suas contribuições significativas para a trama da nação. Donald Heflin, ex-embaixador americano em Cabo Verde, atesta a presença de longa data dos caboverdianos-americanos, remontando aos dias coloniais de pesca de baleias. Ele destaca sua orgulhosa tradição militar, com caboverdianos-americanos participando das guerras da América ao longo da história.

Descobrir a história de Joachim Pease não foi uma tarefa fácil para Barboza, Monteiro e seu colega historiador amador, Ron Tarburton. Ao examinar registros de alistamento, registros de navios e fontes arquivísticas, eles reuniram evidências sugerindo que Pease era natural de Fogo, uma das ilhas de Cabo Verde. A caligrafia no registro de alistamento de Pease, anteriormente interpretada como "Togo Island" ou "Long Island", foi recentemente reavaliada, apontando para "Fogo Island" como o local de nascimento mais provável. Essa descoberta está em consonância com outros registros conhecidos e fortalece sua teoria.

O registro de alistamento de Pease revela que ele ingressou na Marinha em New Bedford, um porto de pesca de baleias, em janeiro de 1862. Ao contrário do exército segregado dos Estados Unidos na época, a Marinha oferecia oportunidades para marinheiros negros. Pease, descrito como tendo uma "complexão negra", alistou-se como marinheiro comum, indicando experiência marítima prévia. Registros indicam uma possível conexão com navios baleeiros americanos, com um "Joakim Pease" listado entre os marinheiros que partiram no navio baleeiro Kensington em 1857.

The back of Pease's Medal of Honor
A parte de trás da Medalha de Honra de Pease

A ilha de Fogo, conhecida por fornecer mão de obra aos navios baleeiros em trânsito, fornece contexto para a possível trajetória de Pease. Cabo-verdianos desempenharam um papel significativo na indústria baleeira durante o século XIX, e New Bedford tornou-se um centro importante de pesca de baleias. Navios com destino ao Atlântico Sul frequentemente faziam paradas em Cabo Verde para obter suprimentos, incluindo marinheiros locais. Dificuldades econômicas e desastres naturais levaram muitos cabo-verdianos a buscar emprego em navios de passagem, oferecendo uma oportunidade de escapar de suas circunstâncias empobrecidas.

O caminho de Pease o levou ao vapor da União USS Kearsarge, onde serviu ao lado de outros 14 marinheiros

Source: https://www.smithsonianmag.com/history/was-this-civil-war-hero-the-first-medal-of-honor-recipient-born-in-africa-180982387/

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow