PR recebe Vice-Presidente dos estudantes cabo-verdianos na Rússia

O Presidente da República recebeu hoje, em audiência, a Vice-presidente da Associação dos Estudantes Cabo-verdianos na Rússia e aluna de Aviação Mecânica, Juliana Lima, que relatou a situação dos estudantes cabo-verdianos na Rússia e pediu a sua Magistratura de influência para ajudar na resolução de algumas questões que os afligem.

Jul 15, 2023 - 06:23
Jul 15, 2023 - 06:23
 0  55
PR recebe Vice-Presidente dos estudantes cabo-verdianos na Rússia

De entre as questões abordadas com o PR, Juliana relata as dificuldades de 12 dos 35 estudantes que ainda não recebem apoio da FICASE (principalmente os mais novos), assim como a inexistência de uma embaixada de Cabo Verde naquele país. Sobre este último aspecto, a estudante apela à possibilidade da criação de um instituto ou outro instrumento de apoio a esses universitários cabo-verdianos.

Nisso, Juliana sugere o reconhecimento oficial de representantes dos estudantes de forma a facilitar a formulação de documentos, com prioridade para o passaporte. Ainda no que se refere a apoios, os estudantes pedem ao governo a atribuição de bilhetes de passagem para estudantes finalistas, a regressarem.a Cabo Verde.
Felizmente, não obstante a guerra entre a Rússia e a Ucrânia, Juliana conta que os estudantes estão seguros, pois que longe da zona de conflito.

Esta jovem oriunda de Santo Antão tem sido uma verdadeira embaixadora de Cabo Verde, promovendo a cultura cabo-verdiana naquele país, dando aulas de dança tradicional de Cabo Verde e atuando em vários palcos, enquanto vocalista da banda musical “Nos Tradison”.

São neste momento 40 cabo-verdianos na Rússia, dos quais 35 estudantes (23 são bolseiros)

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow