Angola prepara construção de chancelaria na cidade da Praia

O Governo de Angola vai avançar com a construção de uma chancelaria em Cabo Verde. A decisão foi confirmada durante a visita oficial do secretário de Estado angolano Osvaldo Varela, que também discutiu o reagendamento de um fórum económico entre os dois países.

Nov 2, 2025 - 06:22
 0  34
Angola prepara construção de chancelaria na cidade da Praia

O Governo de Angola confirmou planos para construir uma chancelaria na cidade da Praia, capital de Cabo Verde. A informação foi avançada pelo secretário de Estado das Relações Exteriores para Administração, Finanças e Património, Osvaldo Varela, que se encontra em visita oficial ao país desde quinta-feira.

“Há um terreno que o Governo cabo-verdiano, há uns anos, cedeu ao Governo de Angola para construção de uma chancelaria”, explicou o governante angolano após um encontro com o Presidente cabo-verdiano, José Maria Neves.

De acordo com Varela, a deslocação a Cabo Verde visa tratar de detalhes administrativos e técnicos para acelerar o processo de edificação das futuras instalações diplomáticas.

Durante a visita, o secretário de Estado angolano também procura concertar com as autoridades cabo-verdianas uma nova data para o fórum económico entre os dois países, que inicialmente estava previsto para este trimestre. O evento, que deverá ter lugar em Angola, será reagendado devido às comemorações do 50.º aniversário da independência angolana, marcadas para novembro.

Nas redes sociais, o Presidente José Maria Neves reiterou “o compromisso de Cabo Verde em continuar a estreitar os vínculos com Angola, promovendo uma cooperação cada vez mais dinâmica, assente em valores partilhados e numa visão comum de desenvolvimento sustentável e integração regional.”

O reforço das relações bilaterais entre os dois países lusófonos continua a ser uma prioridade política e diplomática, com expectativas de novas parcerias nos domínios económico e institucional.