Brava: CNAD organiza exposição do projecto Renda Brava

O Centro Nacional de Artesanato e Design (CNAD), organiza na próxima segunda-feira, 24, na Brava, uma exposição do projecto Renda Brava, com o intuito de dar a conhecer aos bravenses o trabalho, das mulheres envolvidas.

Jun 19, 2019 - 04:15
 0  5
Brava: CNAD organiza exposição do projecto Renda Brava

 Centro Nacional de Artesanato e Design (CNAD), organiza na próxima segunda-feira, 24, na Brava, uma exposição do projecto Renda Brava, com o intuito de dar a conhecer aos bravenses o trabalho, das mulheres envolvidas.

A informação foi dada à Infopress pela designer do CNAD, Karine Patrício, que explicou que esta feira não será somente para as sete rendeiras que estão dentro do projecto, mas sim, é algo aberto e que espera a participação de todas as rendeiras da ilha.

A Renda Brava, conforme a mesma fonte, consiste numa das exposições integrantes da segunda edição do Salão Design – Created in Cabo Verde, onde se apresentam colecções de peças, o seu processo de criação e produção, realizado no âmbito da 3ª edição da Feira Nacional de Artesanato e Design de Cabo Verde (URDI), sob o tema “A Importância do CNA na Criação de uma Identidade Visual Cabo-verdiana”.

De acordo com a designer, o Conservatório Nacional de Artes (CNA) “vislumbrou” na renda em Cabo Verde um “manancial de possibilidades, pela existência de artesãs com grande destreza manual e técnica”, porém, “reconheceu” ser uma tecnologia “carecendo” de uma abordagem identitária e contemporânea, que se propunha fazer.

Daí, o CNAD, propõe o “resgate” desse caminho que ficou por percorrer, iniciado pelos fundadores do CNA, mediante uma residência criativa realizada em parceria com a Câmara Municipal da Brava, onde sete rendeiras materializam em renda, padrões baseados nos elementos gráficos da panaria cabo-verdiana, partindo dos desenhos do mestre artesão João Fortes e reinterpretados pelas designers Karine Patrício e Risilene Fortes.

O principal objectivo do CNAD, é a “experimentação” no domínio da criação e execução de produtos, onde o design se alia ao artesanato com o propósito de inovar, “acrescentando-lhe” valor consciente da necessária realização de um percurso feito de aprendizagens para a construção do conhecimento.

Esta actividade está enquadrada na programação das festividades de São João e do dia do Município, e a sua abertura, está marcada para o dia 24 de Junho, no Centrum Sete Sois Sete Luas, pelas 17:00, altura em que se encontra um grande número de emigrantes e de outras pessoas, como forma de dar uma maior visibilidade ao projecto.

De realçar que no final do mês de Maio, estiveram na ilha o director do CNAD, Irlando Ferreira, acompanhado de duas designers, com vista a dar continuidade ao projecto.

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow