Brava: Formação para capacitação de árbitros de futsal arranca com 22 inscritos

A Brava acolhe, a partir de hoje, uma acção de formação de árbitros de futsal de acordo com as novas regras da FIFA, iniciativa considerada o “pontapé de saída” para que a ilha tenha representantes a nível nacional.

Oct 17, 2023 - 14:19
 0  57
Brava: Formação para capacitação de árbitros de futsal arranca com 22 inscritos

Na abertura da formação de cinco dias, o formador Rildo Tavares salientou que o objectivo é compartilhar com os formandos as novas regras da modalidade, nomeadamente técnicas e tácticas de arbitragem.

Segundo a mesma fonte, o futsal em Cabo Verde tem tido uma “grande evolução” e por isso, considerou, há que se estar sempre a “evoluir e não regredir”.

“Com as novas alterações a Brava mostrou todo o interesse e eu estou aqui para acompanhar-lhes e espero que, à semelhança do que tem vindo a acontecer, um pouco por todo o país, os jovens adiram a esse projecto. Tenho a certeza que nós iremos embora com a consciência que a ilha está a acompanhar as novas evoluções”, sublinhou.

Entretanto, Rildo Tavares salientou que já foram feitas duas competições a nível nacional, tendo lamentado a não participação dos árbitros da Brava porque constatou que necessitavam de uma “reciclagem”.

“Acreditamos que a partir de agora com o trabalho que vai ser feito nesta formação, teremos árbitros da Brava presentes nas próximas competições nacionais”, afirmou.

Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal da Brava, Francisco Tavares, interveio solicitando “máxima” adesão por parte dos jovens, para que a ilha tenha uma quantidade suficiente de árbitros formados e que no futuro possa ter uma competição oficial, na ilha.

“Esta formação é fundamental, sem ela não seria possível avançar com o projecto de realizar competições a nível local de futsal. A partir de agora, penso que teremos representantes nas provas nacionais”, reforçou.

Por seu turno, Herculano Gomes, um dos inscritos no curso, assegurou que esta formação vai ajudar-lhes a conhecer as regras, visto que, antes era “futebolinho”, mas agora é futsal e as regras são totalmente diferentes.

“É para dar o nosso contributo no futsal aqui na Brava, ultimamente a modalidade tem estado a crescer e nós estamos a sentir que temos falta de árbitros, por isso, considero de extrema importância o conhecimento das regras”, finalizou.

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow