Brava: Jovem preso na posse de carne de tartaruga

Cidade de Nova Sintra, 06 Jul (Bravanews) - Um jovem de Lomba Tantum foi preso na localidade Nossa Senhora do Monte quando tentava comercializar carne de tartaruga.

Jul 6, 2018 - 04:22
 0  8
Brava: Jovem preso na posse de carne de tartaruga

Cidade de Nova Sintra, 06 Jul (Bravanews) - Um jovem de Lomba Tantum foi preso na localidade Nossa Senhora do Monte quando tentava comercializar carne de tartaruga.

Sendo proibido durante todo o ano, mas mesmo assim as autoridades vêm encontrado indícios de comercialização da carne de tartaruga, um animal em extinção.

Desta vez um jovem de Lomba Tantum caiu nas malhas da lei ao ser preso quando comercializava na localidade de Nossa Senhora do Monte, carne de tartaruga.

Sem qualquer explicação plausível, foi preso e conduzido à esquadra para posteriores diligências, e depois apresentado ao juiz para legalização da prisão.

Em 2008, o Governo cabo-verdiano apresentou, na ilha do Sal, um Plano Nacional de Preservação das Tartarugas Marinhas destinado a proteger a espécie em vias de extinção.

 Elaborado pelo Governo em parceria com várias instituições nacionais e internacionais, o plano previa a tomada de medidas para garantir a conservação durável das tartarugas marinhas, proporcionando meios para implementar atividades de conservação, assim com a aplicação da lei que proíbe a matança dessa espécie animal.

 No entanto, apesar da proibição da sua captura, dezenas delas são mortas anualmente nas ilhas de Cabo verde, onde a carne deste animal marinho é muito apreciada.

 As sucessivas campanhas levadas a cabo por instituições públicas e privadas para desencorajar esta prática não dissuadiram os pescadores, determinados a obter, com a sua venda, ganhos que a atividade piscatória normal muitas vezes não lhes proporciona.

 Ao arquipélago chegam todos os anos, por altura da época mais quente, centenas de tartarugas para desovar nas praias, mas muitas delas são capturadas e mortas por populares e pescadores que, igualmente, destroem os ovos escondidos na areia.

 Cabo Verde faz parte das rotas de migração de cinco das sete espécies de tartarugas marinhas existentes no mundo, sendo a "Caretta caretta", ou tartaruga-comum, a que mais procura as praias do arquipélago para a desova e reprodução, indica-se.

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow