Brava: Jovens formandos em técnicas de transformação do pescado prontos para uma “nova era” de investimentos

Um grupo de 13 jovens, que finalizou sexta-feira o segundo módulo da acção de capacitação em técnicas de transformação do pescado, garantiu que já está apto para investir em novas áreas, com produtos derivados do peixe.

Jul 13, 2019 - 11:45
 0  4
Brava: Jovens formandos em técnicas de transformação do pescado prontos para uma “nova era” de investimentos

Um grupo de 13 jovens, que finalizou sexta-feira o segundo módulo da acção de capacitação em técnicas de transformação do pescado, garantiu que já está apto para investir em novas áreas, com produtos derivados do peixe.

O segundo módulo, voltado para a comunicação e relacionamento interpessoal e a higiene e saúde alimentar, permitiu aos alunos adquirirem conhecimentos sobre o processo de higienização do espaço, a higienização pessoal, dos alimentos, o que lhes vai permitir oferecer aos clientes um “produto saudável, higiénico” e com mais segurança, para além de lhes transmitir técnicas que lhes permitem abordar, da melhor forma, os seus clientes.

Além do mais, a segunda parte desta formação fez com que os alunos saíssem capacitados para fazerem coisas melhores, o que, segundo os formandos, este investimento “vai trazer lucros” para a economia bravense e uma mudança na vida dos mesmos.

Esta formação, que teve o seu primeiro módulo no mês de Junho, com uma duração de cerca de um mês e este segundo com uma duração de uma semana, vem sendo ministrada no âmbito do programa Emprego e Empregabilidade, Programa CV081 da Cooperação Luxemburguesa que, segundo o coordenador local da rede, Mário Soares, está a trabalhar neste momento numa perspectiva de auto-emprego para os formandos.

E para que os objectivos sejam alcançados, realçou que isso depende de uma participação “assídua e activa” dos formandos, porque os próximos passos, explicou, só serão possíveis mediante o empenho apresentado pelos formandos.

O responsável acredita a capacitação é “uma mais-valia” para os jovens bravenses, principalmente os das três principais zonas piscatórias da ilha.

Sónia Baptista, formanda, é natural da localidade de Fajã d´Água e além de ser proprietária de um bote, é peixeira.

Com esta acção de capacitação na área, a formanda realçou que com os conhecimentos adquiridos já estão aptos para trabalhar e manusear o peixe de outras formas, além de terem aprendido um pouco mais sobre a importância do peixe.

“Antes, eu não tinha muita experiência com o peixe. Era apenas a venda e quando a venda estava mais fraca, dava fiado ou oferecia. Mas agora, aprendi muita coisa que posso fazer com o meu pescado e aumentar o meu rendimento. Desde hambúrguer de peixe, fumagem, escalagem, o que me permite inovar e ir mais longe, criando até novos postos de empregos”, disse a formanda, confiante de que os novos conhecimentos vão permiti-la ter melhores rendimentos a partir do mar e expandir o seu negócio.

Nilton Pereira é um outro formando, oriundo de Lomba Tantum, embora não lide com o peixe directamente, contou que o pai é pescador e esta formação tem um papel “muito importante” na sua vida, visto que saiu capacitado em novas formas de transformação do pescado.

Com isso, o mesmo garantiu que vai passar a gerir o produto dos seus pais e que quando houver grande quantidade de peixe não haverá necessidade de vendê-la a um preço baixo, mas sim pode transformá-lo em novos produtos e impedir que o rendimento caia, devido à baixa de preço do peixe.

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow