Brava: Médica alerta para a necessidade de se adoptar estilos de vida saudáveis para promover e prevenir doenças crónicas

A directora da região sanitária Fogo e Brava, Liziana Barros, alertou hoje para a necessidade de as pessoas adotarem estilos de vida saudáveis para promover e prevenir doenças crónicas não transmissíveis.

Jun 17, 2023 - 02:23
 0  10
Brava: Médica alerta para a necessidade de se adoptar estilos de vida saudáveis para promover e prevenir doenças crónicas

A directora da região sanitária Fogo e Brava, Liziana Barros, alertou hoje para a necessidade de as pessoas adotarem estilos de vida saudáveis para promover e prevenir doenças crónicas não transmissíveis.

Este alerta foi feito em declarações à Inforpress, no final de uma feira de saúde realizada hoje em Nova Sintra, organizada pela Delegacia de Saúde da Brava, em parceria com a Emprofac e a empresa Austríaca Med Trust, com o intuito de trazer a saúde às ruas, mas também alertar a sociedade sobre as doenças crónicas.

Segundo a mesma fonte, nesta feira foram realizadas diversas actividades, como a medição e controlo de diabetes, hipertensão, colesterol, ácido úrico, testes de despiste do HIV, consultas de enfermagem e médicas.

Igualmente, aproveitaram para fazer uma série de sensibilizações, mas também a divulgação de aparelhos e serviços que permitem às pessoas fazerem o controlo dessas patologias em casa.

Quanto à realização da feira na praça Eugénio Tavares, a médica realçou que esta é uma forma de ficar mais próximo da comunidade, justificando que as pessoas se sentem mais à vontade em se aproximar, pois muitas vezes apresentam alguma dificuldade em se aproximar da Delegacia de Saúde da Brava.

“Estando na praça, as pessoas ficam com curiosidade e conseguem participar mais e isso já é um factor considerado como sendo positivo, visto que permite às pessoas conhecerem como estão a nível da saúde e a sensibilização alerta-as para terem uma atitude mais proactiva”, sublinhou.

Sobre a situação dos doentes crónicos, realçou que o ponto mais forte, antes da prevenção, é a promoção, explicando que desde jovem se deve ter estilos saudáveis, cuidar do corpo, de forma a evitar que se chegue à cronicidade.

A profissional de saúde alertou que a partir do momento que há uma doença crónica a prevenção já não é mais possível, e a solução passa para se remediar.

Aos doentes crónicos, reforçou que é necessário tentar ter um estilo de vida saudável, prática de exercício físico, manter o controlo da hipertensão, controlar o açúcar no sangue, e não se esquecer que o seguimento deve ser feito no mínimo trimestralmente.

Nos casos de Acidentes Cardiovasculares (AVC), uma vez que na Brava nos últimos tempos alguns jovens já sofreram um AVC e com sequelas, a médica explicou que é algo multifatorial e que às vezes, nos jovens, pode ser por questões congénitas, um aneurisma que pode romper e quando é assim, não há muito a fazer em relação a isso.

Mas, defendeu que há coisas que podem ser feitas, como o estilo de vida saudável, prática de exercício físico, alimentação saudável e equilibrada, deixar hábitos tóxicos de lado, que é um problema maior.

Da parte do Med Trust, José Marques explicou que o objectivo de terem participado da feira é fazer com que as pessoas comecem a dar mais importância e atenção às doenças crónicas, para que sejam diagnosticadas ainda numa fase precoce.

Com um diagnóstico precoce, salientou que é possível minimizar problemas no futuro, enumerando doenças como a diabetes, hipertensão, problemas ligados ao ácido úrico, entre outros que devem ser controlados de uma forma mais contínua e eficaz.

Da parte da Delegacia de Saúde, a enfermeira-chefe, Sónia Tavares, fez um “balanço positivo” da actividade, avançando que atenderam cerca de 130 pacientes, distribuídos nas diversas especialidades de atendimento.

A população considerou “louvável” iniciativas do tipo, em trazer a saúde às ruas, não só pelas consultas e testes de despistes realizados, mas principalmente pelas informações que foram passadas sobre as doenças crónicas.

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow