Bravenses animam-se com as chuvas e mantêm expectativa de um bom ano agrícola

Os ânimos dos bravenses voltaram a aflorar-se com a queda da chuva durante o dia e noite desta quarta-feira, alimentando assim a expectativa de um bom ano agrícola.

Aug 17, 2023 - 15:36
 0  164
Bravenses animam-se com as chuvas e mantêm expectativa de um bom ano agrícola

Numa ronda feita pela Inforpress, as informações recolhidas junto de moradores das diversas localidades é que a chuva caiu em todos os cantos da ilha, numa boa quantidade, e marcada por uma certa mansidão que não causou estragos.

No seio dos agricultores o sentimento é de “muita esperança”, pois os que tinham feito as sementeiras ainda em Julho dizem estar convictos de que as plantações com mais duas chuvas na época certa a produção vai ser garantida.

Já os que semearam um pouco mais tarde para “fintar” a praga da galinha-do-mato, hoje muitos amanheceram a reforçar a sementeira, como Henrique Lopes, realçando que a primeira sementeira foi praticamente devastada por esta praga, mas com o terreno bem molhado espera que o cenário seja diferente.

Na ilha, não é somente os homens que se dedicam à prática da agricultura e que aguardam com alguma expectativa a queda das chuvas.

Lídia da Lomba demonstrou a sua satisfação com a queda das últimas chuvas, pois conforme contou desde sempre teve esperança e estas chuvas vieram em boa hora, tendo em conta que ela já fez a sua primeira monda e com estas chuvas as expectativas são as melhores com a previsão de uma boa azágua.

Segundo a mesma fonte, a chuva que caiu esta quarta-feira fez um bom proveito, pois foi mansa acabando por molhar o terreno muito bem.

Evidenciou que tem vários terrenos, mas que não foi possível semear todos por medo do trabalho ficar perdido e a escassez da mão de obra, mas também o preço das sementeiras.

Mas, pelo que semeou, reforçou que a sua esperança se encontra activa e a sua fé é ainda maior.

Igualmente, Guilhermina da Rosa contou que já fez a sua sementeira, mas que ainda não fez a primeira monda, mas com esta chuva, diz estar esperançosa para o nascer das plantas e a continuidade de um bom ano agrícola.

O desejo é que se continue assim como já iniciou para que as plantas possam nascer, crescer e produzir na quantidade suficiente para garantir o ano.

A ilha já começou a ficar verdejante e as plantações que produzem em curto espaço de tempo já começaram a dar sinais de que em breve estarão em condições de ser colhidas e consumidas, mas também, com esta chuva, a garantia do pasto dos animais é maior.

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow