Cabo Verde inaugura nova era dos voos ‘low cost’ com aposta na descentralização do Turismo

Cabo Verde inaugurou hoje a nova era dos voos ‘low cost’ com a chegada da operadora Transavia na cidade da Praia, no âmbito da estratégia do Governo em tornar as viagens mais acessíveis e de descentralizar o turismo.

Oct 28, 2025 - 11:27
 0  30
Cabo Verde inaugura nova era dos voos ‘low cost’ com aposta na descentralização do Turismo

No âmbito da cerimónia de recepção do voo esta manhã no aeroporto internacional Nelson Mandela, proveniente de Lyon, França, a directora-geral da Economia Aérea, Zilca Paiva, disse tratar-se de um “marco importante” para Cabo Verde e para o turismo do país.

“Esse voo não só constitui uma abertura a nível internacional de Cabo Verde para o mundo, mas também traduz um acesso a viagens mais acessíveis, seja pelos cabo-verdianos, seja para a nossa diáspora que almeja visitar o país conhecer mais a nossa cultura”, explicou.

A nível económico realçou que representa um objectivo “bastante importante”, que é levar as receitas turísticas às várias ilhas e descentralizar também aquilo que são as motivações turísticas, desconcentrando os grandes polos turísticos que têm sido o Sal e a Boa Vista.

“Antes as ‘low cost’ chegaram até o aeroporto do Sal e agora vão para a Boa Vista, para São Vicente, para Santiago, numa lógica de diversificação do produto turístico e de desconcentração dos grandes polos turísticos”, precisou.

Quanto aos preços, assegurou que são bastante competitivos e acessíveis a todos os cabo-verdianos, dentro e fora da diáspora, com bilhetes disponíveis a menos de 100 euros para Lisboa e outras cidades francesas.

Acredita, por isso, que a procura poderá alterar o cenário, reforçando que há um forte compromisso deste Governo em incentivar a conectividade internacional.

A directora-geral da Economia Aérea garantiu que esses voos vão continuar para os próximos anos e que a estratégia do Governo para atrair companhias ‘low cost’ não interfere nas operações da companhia área nacional.

De hoje até 30 do corrente mês estão previstas a chegada de dez voos ‘low cost’ a Cabo Verde, além de Transavia, também de Easyjet, e de Edelweiss com destino à cidade da Praia, Sal, Boa Vista e São Vicente.