Comissão Política do MpD/Brava reconhece o grande contributo de Orlando Balla

Cidade de Nova Sintra, 30 Jan (Bravanews) - A Comissão Política do MpD na ilha Brava reconhece, através de uma nota, o grande contributo que Orlando Balla emprestou ao município durante o seu mandato.

Jan 30, 2018 - 12:38
 0  6
Comissão Política do MpD/Brava reconhece o grande contributo de Orlando Balla

Cidade de Nova Sintra, 30 Jan (Bravanews) - A Comissão Política do MpD na ilha Brava reconhece, através de uma nota, o grande contributo que Orlando Balla emprestou ao município durante o seu mandato.

 Segundo David Lima Gomes, Presidente da CPR/Brava do MpD, ao  anunciar a sua indisponibilidade de continuar a frente dos destinos da Câmara Municipal da Brava, por razões pessoais, mas sobretudo, por questões de saúde, esta Comissão quiz pela presente, reconhecer publicamente o “grande contributo que este cidadão e amigo incondicional da Brava, deu para o desenvolvimento desta ilha”.

 Na nota, Gomes alega que movido pelo único objetivo, servir a Brava e as suas gentes, Orlando Balla candidatou à presidência da Câmara Municipal em 2012 tendo renovado o mandato em 2016, e “na altura em que esteve a frente da edilidade Bravense colocou todo o seu empenho pessoal para o bem da Brava, sendo notório os projectos desenvolvidos pela Câmara Municipal, por ele liderada”.

 Para este dirigente político, de entre vários projectos que Orlando Balla  idealizou e concretizou para a Brava, “destacamos alguns, como sejam, a reabilitação da Praça Eugénio Tavares, um ex libris da Ilha, a reabilitação da Esplanada Sodade, a construção do Centro Comercial, a reabilitação do matadouro Municipal, a reabilitação e ampliação dos cemitérios de Nova Sintra e Nossa Senhora do Monte, a construção da Placa desportiva de Baleia, a construção de várias vias de acesso, e reabilitação e construção de várias habitações sociais, a recuperação dos polivalente da Furna e Nossa Senhora do Monte, a construção das casas de banho em Lomba Tantum, entre outros”.

Durante o seu mandato, Segundo Gomes, “Orlando Balla abdicou do seu vencimento para colocá-lo a disposição de uma fundação com o propósito de apoiar as pessoas que mais necessitam, nomeadamente, promovendo a excelência no sector da educação”.

Por tudo o que fez e idealizou para esta ilha, David Lima Gomes avanca de que “os bravenses manifestam a sua gratidão e a sua total solidariedade para com este cidadão que dedicou grande parte da sua vida para o bem de Djabraba e suas gentes”.

Este dirigente aproveita para recordar que na história do Municipalismo Cabo Verdiano não foi o primeiro caso em que autarcas renunciaram ao mandato para assumir outras funções, apontando os casos de “José Maria Neves eleito Por Santa Catarina que deixou o Cargo para candidatar às eleições legislativas, Júlio Correia que renunciou o cargo de Presidente da Câmara dos Mosteiros para integrar o Governo e Orlando Sanches que deixou Câmara Municipal de Santa Cruz para se aventurar na sua vida privada”.

Com isso, a Comissão Política do MpD na Brava Manifesta a sua total confiança e apoio incondicional a equipa Camarária agora liderada pelo Sr. Francisco Walter Tavares, “uma equipa jovem, dinâmica, capaz e com todas as condições para trabalhar para o desenvolvimento da Ilha e que certamente saberá levar a Brava ao porto seguro”, assegura Gomes.

O MpD concluiu que a Brava a partir de 2012, com as câmaras eleitas, apoiadas pelo MPD teve uma nova dinâmica e nova visão de desenvolvimento e crescimento, estribados numa gestão responsável, com oportunidade para todos, mas sobretudo realizando a felicidade dos bravenses.

Tomando como exemplo 2017, alegando que não foi um ano não para esquecer, como profetizaram “os profetas da desgraça, mas sim um ano em que a Câmara Municipal trabalhou arduamente para o bem e felicidade dos Bravenses”.

Para o MpD são exemplos disso, a construção de estradas de acesso e limpeza e manutenção dos caminhos vicinais, por toda a Ilha, a reabilitação de habitações sociais, o apoio á educação, a construção dos miradouros, as obras de requalificação do Polivalente de Nossa Senhora do Monte, projeto de dinamização turística para a Brava, e formação de guias turísticos, a formação e criação do corpo de proteção civil e bombeiros na Ilha, o apoio a educação com bolsas de estudos para 21 jovens para o ensino superior, apoio a 11 jovens que frequentam a escola de hotelaria e turismo na Praia, e muitas outras atividades desenvolvidas por esta edilidade.

O comunicado termina crente que com “esta dinâmica implementada por esta Câmara municipal e com o novo modelo de relacionamento com o Governo de Cabo Verde, esta edilidade tem todas as condições para fazer um excelente trabalho a bem dos bravenses e para realizar a sua felicidade”.

Recorda-se que Orlando pediu suspensão de mandato em Setembro e renunciou ao cargo em Janeiro de 2018.


 

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow