Debate- Brava: Dois comandantes, e uma perspectiva de navegaçao a vista

Aug 20, 2016 - 00:22
 0  11
Debate- Brava: Dois comandantes, e uma perspectiva de navegaçao a vista


Entre trocas de gardalhetes, currículos e acusações, o debate radiofônico que juntou os dois candidatos as autárquicas de 2016 abordou alguns dos temas que mexem com a vida das pessoas, mas sem novidades, a registar.

Manuel Ramos Gomes (PAICV) e Orlando Balla (MpD), estiveram durante hora e meia a esgrimir argumentos para tentar convencer o eleitorado de que tem as melhores propostas para a Brava nos próximos quatro anos.

Um Orlando Balla repetitivo, apresentando as mesmas propostas de ha quatro anos atras, esquivando no facto do Governo anterior ter travado o cumprimento das promessa, e um Manuel Gomes, ainda inexperiente a perder nas ideias e a tetubiar um pouco, a sombra de Balla, repetindo quase as mesmas propostas.

Turismo, desporto, saúde, agricultura, pesca, transporte, educaçao e formaçao profissional, foram alguns dos temas que mereceram atençao dos candidatos.

Amor a ilha Brava e o facto de devolver a ilha o que Djabraba lhe deu foram as razoes de fundo que levou Manuel Gomes a candidatar, aliado a vontade de ajudar no desenvolvimento da ilha, objetivos um pouco vagos, mas aceitaveis.

Já Balla, entende da mesma forma , devolver a ilha o que esta lhe deu e continuar a apoiar o seu desenvolvimento. Em suma os dois se vestem dos mesmos objectivos das mesmas motivaçoes.

Radiografia da Brava

Ramos da nota negativa ao desempenho da “ex-equipa” liderada por Balla, ressalvando algumas obras “lindas “ que saltam a vista. Aqui mostra-se algum incoerência de analise, mas salvou o dia no facto de tentar dizer que as obras não tem utilidade para a vida das pessoas, em termos de empoderamento dos bravenses, e nem garante o devido retorno financeiro, pois houve recurso a credito para o efeito.

A cultura mereceu o honroso lugar de parente pobre, segundo Ramos, sendo que a edilidade se singiu a realizar o habitual e tradicional. Já na visão de Ramos ao Desporto não foi dado a melhor atençao, pois Brava de outrora ja esteve muito melhor neste domínio. Turismo, saúde, transporte… mereceu de igual forma notas negativas.

Na sua analise, relevando o factor tempo, Ramos não conseguiu espelhar claramente as suas ideias para justificar a nota negativa, pois ha um grande campo de actuaçao que na nossa humilde opinião, Orlando Balla e sua equipa falharam redondamente.

Naturalmente que em contraponto, Balla classifica o seu desempenho de altamente positivo, apontando o facto de fazer tres grandes obras (Praca, mercado e esplanada), muito pouco para quatro anos.

Reparacoes de casa, construçao de vias de acesso, alguns projectos em carteira, são algumas das obras apontadas. Pouco…pouco… para 4 anos!

Escudou-se no factor “dividas anteriores” para alguma incapacidade de realizaçao e também a falta de apoio do Governo Central.

Fraco a radiografia dos 4 anos!


O debate

Manuel Ramos Gomes, protagonizou um dos momentos que enervou Balla, criticando seu opositor pelo facto de este não receber o seu salario, se tratar de uma farsa bem montada e de ter um negocio ligado ao turismo.

Os candidatos mostraram que não estavam bem preparados para o debate. Orlando Balla teve performance apagada, embora mostrou conhecedor dos dossiers. Ramos esteve na posse de determinadas informacoes, mas não esteve bem na defesa das mesmas, pois facilmente derrubado pelo seu opositor.

Em suma as ideias foram apenas isso, ninguém conseguiu mostrar como realizar as promessas/compromissos.

Nao mostraram como resolver os problemas bicudos da ilha. Saneamento básico, atençao aos jovens desempregados, segurança e proteccao civil, vias de penetraçao, turismo, apoio aos idosos, investimento na educaçao.

Na agricultura e pesca, bem como transportes maritimos, educaçao e saúde, embora falou muito, mas sabemos que depois das eleicoes, vamos ouvir, “isso sera sempre assunto do Governo”.

A emigraçao foi levemente tocada, mas nao se falou de forma concreto, como envolver os emigrantes no desenvolvimento da ilha. Parece que se espera dos emigrantes, apenas investimento na recuperaçao das suas casas.

Esperava-se mais deste debate. Houve um empate técnico!

Sondagens

As sondagens dão conta de que Balla vencera estas eleicoes com 52% a 56% dos votos, ficando Ramos no intervalo de 40% a 43%. A abstençao sera a grande inimiga. Mais de 45% dos bravenses não tencionam ir as urnas.

MS

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow