Dia do município/Brava: Actividades desportivas, culturais e inaugurações marcam as festividades

Inaugurações e várias actividades desportivas e culturais vão marcar o Dia do Município da Brava e a festa de São João Baptista, celebrações que se iniciaram a 14 de Junho.

Jun 17, 2023 - 02:27
 0  16
Dia do município/Brava: Actividades desportivas, culturais e inaugurações marcam as festividades

Inaugurações e várias actividades desportivas e culturais vão marcar o Dia do Município da Brava e a festa de São João Baptista, celebrações que se iniciaram a 14 de Junho.

Esta informação foi avançada hoje à Inforpress pelo presidente da Câmara Municipal da Brava, Francisco Tavares, realçando que é necessário sempre separar as duas festas, comemoradas as 24 de Junho.

O autarca anunciou que da parte da edilidade foram mobilizados cerca de 3500 contos, relembrando ainda que todas as actividades são feitas em parceria com outras instituições e privados.

Dentro daquilo que é a festa do santo padroeiro, realçou que se encontram agendadas as actividades culturais e tradicionais que são repetitivas durante todos os anos, nomeadamente a antevéspera “pilon”, no dia 22, no dia 23 missa de véspera e presentes a pessoas que aderem às actividades com coladeiras, seguidas de algumas iguarias.

No dia 24, logo pela manhã, será realizado o cortejo ao mastro, onde levam os presentes para enfeitar o mastro, depois a missa solene, almoço tradicional e no final do dia o bote ao mastro e a passagem da bandeira para o festeiro do próximo ano.

A mesma fonte informou que este ano o festeiro é Anildo Vaz, em parceria com a câmara municipal, que todos os anos apoia com cerca de 500 mil escudos para os custos das actividades da bandeira.

Para o Dia do Município, sublinhou que as actividades desportivas já iniciaram desde o passado dia 14 de Junho, e prolongam-se até o próximo dia 21.

Estas actividades englobam torneios de diversas modalidades, desde jogos de mesa, salão, futebol de 11 que conta com a participação de equipas bravenses e uma da ilha do Fogo, atletismo, natação, entre outros.

Em agenda, evidenciou que se encontram também as actividades de cariz social em parceria com outras instituições, iniciando-se pela feira de saúde promovida pela Delegacia de Saúde, feira agropecuária nos dias 21, 22 e 23, numa parceria com a delegação do Ministério da Agricultura e Ambiente.

Entrega de alguns equipamentos à Delegacia de Saúde da Brava, que será feita pela Moave, actividades culturais, palestras, inaugurações diversas, entrega de casas de banho, Miss Brava, duas noites de festival de música, 23 e 24 com artistas nacionais e locais, fazem parte da programação divulgada.

Para finalizar a programação, no dia 25, está agendado um conjunto de actividades para comemorar o Dia do Emigrante.

Francisco Tavares pede o engajamento da população no sentido de contribuírem para que as festas possam decorrer da melhor forma.

 

Inforpress

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow