Editorial: Estamos de volta

Nov 15, 2015 - 06:18
 0  8
Editorial: Estamos de volta

[b]Nova Sintra, 12 Nov (Bravanews) - Julgamos ser esta a nossa obrigação de prestar contas aos nossos leitores, as razoes deste interregno e da linha de conduta que o jornal seguiu e vai a continuar a seguir, depois de meses fora do ar.[/b]

Conforme devem ter notado Bravanews esteve fora do ar durante alguns meses, fruto de indisponibilidade de pessoal e questões de âmbito operacional e financeiro. É nossa intenção continuar a implantar um jornal online plenamente democrático, onde o direito de cada um seja sempre respeitado, as informações produzidas sejam da maior imparcialidade possível, mas nunca escamoteando a verdade, afinal, a razão da existência da Bravanews, em defesa do rigor jornalístico e da deontologia que disciplina a classe.

Faremos críticas é nosso desejo sermos criticados quando formos de encontro a uma opinião contraria, entretanto o mais importante da nossa filosofia, é a garantia do direito de cada um, a expressão da liberdade, mesmo que esta desagrade os que gostam de impor, sem ouvir.

Acreditamos ser essa a única maneira de cumprirmos nossa missão, de levar Brava ao mundo!

Como deixa claro o ditado popular, “quem volta não erra caminho”. Voltamos a existir e a circular no meio dos nossos leitores. Durante este interregno, muitos perguntaram a razão, a necessidade deste órgão, particularmente numa ilha onde poucos dão atenção, mas outros há que mostraram aliviados, por não estarmos a falar da ilha Brava, dos problemas, as politiquices, do desprezo pelos fracos e esquecimento dos mais necessitados.

Voltamos!

Ao longo destes meses de inactividade, demos conta de que a comunicação social nacional pouco falou da Brava e tão pouco lembrou dos candentes problemas das suas gentes, pois dos milhares de textos noticiosos produzidos em Cabo Verde, conta nos dedos de uma mao, os relacionados com a ilha Brava.

Com este retorno às atividades jornalísticas, voltamos a contemplar esta nossa “pequena grande ilha”, um verdadeiro gigante no atlântico, em termos da importância da sua população, da sua participação na historia de Cabo Verde, do grande Eugenio Tavares (poeta maior), Capitão Alberto de Senna, João José de Azevedo (Capitao), Djedje Porteiro, Raul de Pina, Jose Domingos (Musico), Didino Ramos (Capitão), Orlando Balla (Comandante de navios de longo curso), Carlos Burgo (antigo Governador do Banco de Cabo Verde), Donaldo Macedo (professor universitário), Viny Macedo (State House Representative) Jack de Pina (musico e compositor), Nick Pinheiro (Técnico da Microsoft), Ashley Baptista (candidata Miss Massachussets), Jasiel Correia (Mayor de Fall River), Dona Faria (antigo Presidente BEC (Bridgewater State College), Jota Rosa e Leila Rosa (Professores Universitários), Dave Barros (Engenheiro), Andre Santiago (Engenheiro), Andy Andrade (Tecnico da Verizon e empresário), Armando de Pina (musico e Compositor), Alcides de Pina (Conselheiro Escolar), Julio Pinheiro (Professor reformado), Daniel e David Rosa, Família Leitão, Joaquim Fortes (Atleta), Johny Lopes (Ciclista), Jose Aires, entre tantos outros. Brava de grandes homens e mulheres, que no mundo, tem deixado sua marca. Brava que merece ser sempre referenciado.

Desde que lançamos, há 9 anos, sabemos que tudo continua a mesma coisa quanto a um aspecto: o da imprensa, sobretudo a escrita, abordar e noticiar em geral, destacando mais circunstâncias sensacionalistas e um tanto quanto depreciativas, tais como desastres, assassinatos, assaltos, apreensões de drogas, armas ou maus elementos, fatos estes que evidentemente não devem ficar escondidos e que acontecem em quaisquer bairros, cidades, ilhas, estados e países do mundo. Claro que não nos isentaremos de também veicular este tipo de noticiário, porém, daremos destaques mais acentuadamente, como no passado, aos bons acontecimentos, grandes realizações e conquistas do povo bravense, assim também abordando a história, cultura, esporte, saúde, educação, sociedade e progresso de nossa djabraba.

Ao tocarmos nesta tecla, torna-se relevante deixar claro, que não estamos contestando a postura de outros jornais ou revistas, que tem dado mais atenção a outras ilhas. Mas queremos continuar a dar o nosso contributo para a visibilidade da ilha Brava.

Enfim, para realmente mostrar com mais ênfase e destaque a ilha Brava que conhecemos, que sofre, que não desenvolve como devia, que é fruto por vezes do descaso e da indiferença, estamos de volta. E para isso, queremos que a Bravanews seja mesmo da Brava, de todos os bravenses, indistintamente. Com nosso empenho e propósito de procurar fazer o melhor possível, podem contar conosco, assim como desejamos também contar com todos! E cá prá nós, se Brava tem uma população estimada em torno de 5 mil habitantes, como uma diáspora de mais de 50 mil pessoas, é tempo de todos envolvermos, contribuirmos para que a ilha de o passo que vem tentando a vários anos.

Bem haja a nossa Djabraba!

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow