Festeiro garante que está a postos para a realização da tradição de 1º de Maio na zona de Cruz

O festeiro Maney Barbosa garantiu hoje que já está tudo pronto para a realização da tradição da festa do 1º de Maio na zona de Cruz, mas alertou que a nova geração está deixando de lado a tradição.

May 1, 2025 - 04:12
 0  84
Festeiro garante que está a postos para a realização da tradição de 1º de Maio na zona de Cruz
Maney Barbosa, que falava à Inforpress, disse que a festa está ficando cada vez mais fraca, ou seja, muitos querem ir e ninguém está a apoiar na organização e por isso a adesão dos bravenses tem estado a diminuir anos após anos.
Entretanto, assegurou que da sua parte vai fazer de tudo para não deixar morrer a tradição, isto enquanto tiver vida e saúde.
“No passado domingo juntei alguns amigos e fomos fazer a limpeza dos caminhos que dão acesso à zona e neste momento posso garantir que já está tudo pronto para mrealizarmos a nossa festa”, ressaltou.
Conforme recordou, esta tradição surgiu há já vários anos, por causa de uma senhora da cidade de Nova Sintra, de nome Lálá, que antes morava numa localidade denominada de “Tchanzinha”, situada mais abaixo da zona de Cruz.
“Segundo ela relatou, todos os anos a mãe dela fazia panela de cachupa e canja, que depois era transportada até à zona de Cruz, onde era distribuída para todas as pessoas que ali iam. Ela tinha dito que o sonho dela era requalificar o lugar e graças a Deus nós conseguimos realizar o sonho dela”, frisou.
Barbosa finalizou apelando à participação de jovens na organização e também na festa para não deixar morrer a tradição que, disse, é de todos os bravenses