Fogo: Iluminação da pista do aeródromo de São Filipe é um compromisso mas extensão dependerá de estudos – primeiro-ministro

A iluminação da pista do aeródromo de São Filipe é um compromisso do Governo e está a ser acertada com a Vinci para permitir que a infra-estrutura esteja operacional mais tempo e descongestionar a pressão sobre a operadora.

Jul 23, 2023 - 09:17
Jul 23, 2023 - 09:18
 0  136
Fogo: Iluminação da pista do aeródromo de São Filipe é um compromisso mas extensão dependerá de estudos – primeiro-ministro

A garantia foi deixada hoje pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, ao visitar as obras de extensão e renovação do edifício do terminal de passageiros em curso neste momento, na companhia do ministro do Turismo e Transportes, Carlos Santos e dos demais membros do Governo que se encontram na ilha.

“A iluminação é uma prioridade. A extensão da pista depende dos estudos técnicos e das avaliações. A informação que temos é que existem obstáculos e só para criar condições para extensão da pista (demolição das montanhas) e permitir a extensão está-se a falar em mais de 100 milhões de euros, mais de dez milhões de contos”, disse o primeiro-ministro, adiantando que é algo que Governo poderá se engajar, mas não constitui prioridade.

“O aeródromo de São Filipe está em obras e vai ser entregue em Setembro com muito mais qualidade e funcionalidade com separação dos terminais de chegada e partida, da área dos bombeiros, zonas de restauração e bares com qualidade, tapete rolante. Vamos ter um aeródromo muito melhor”, enfatizou o primeiro-ministro indicando que os trabalhos vão continuar para transformar esta infra-estrutura de referência na ilha e que é importante para o turismo e para a comodidade de circulação de pessoas, além de valorizar ilha que tem muitas conectividades e descongestionar o nível de respostas para voos para a ilha do Fogo.

Durante a visita, salientou ter recebido a informação de que em Setembro poderá estar concluído já que as obras estão muito avançadas e os materiais praticamente na ilha, faltando o término da construção, esperando que a partir de Setembro possa inaugurar este grande empreendimento.

“O importante é que a obra vai ser concluída com qualidade, o Fogo vai ter um aeródromo muito mais funcional e moderno e com maior dignidade”, destacou Ulisses Correia e Silva.

As intervenções consistem na construção de um novo terminal de chegada e espaço para bombeiros e na renovação e ampliação do antigo terminal de partida e chegada que passa a ser só para partida e com mais capacidade, com bar e restaurante interno, além da ampliação e transformação da sala VIP, criando melhores condições.

As obras da extensão e renovação do edifício do terminal de passageiros, incluindo os equipamentos modernos que serão instalados, representam um investimento superior a 200 mil contos, segundo o ministro do Turismo e Transportes, Carlos Santos.

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow