Gastos com transporte escolar na Brava desafiam recursos da Câmara Municipal e do Ficase

Nova Sintra, 18 de Outubro de 2023 - O Presidente da Câmara Municipal da Brava, juntamente com o Instituto Cabo Verdiano de Ação Social (Icase), anunciou recentemente que estão a gastar mais de 700 mil escudos cabo-verdianos mensalmente em transporte escolar para atender às necessidades da população local.

Oct 19, 2023 - 08:12
Oct 20, 2023 - 10:28
 0  128
Gastos com transporte escolar na Brava desafiam recursos da Câmara Municipal e do Ficase

Essa declaração surge na sequência de um crescente clamor de pais e encarregados de educação que solicitam serviços de transporte escolar para crianças que frequentam o jardim infantil em Nossa Senhora do Monte, uma questão que tem colocado uma pressão significativa nos recursos disponíveis da edilidade.

A ilha da Brava, tem sempre enfrentado o desafio de garantir que todas as crianças tenham acesso adequado ao transporte escolar. O Presidente da Câmara Municipal da Brava, em colaboração com o Ficase, tem estado a disponibilizar serviços de transporte para atender às necessidades dos mais jovens.

O Presidente da Câmara Municipal, em entrevista à Bravanews, expressou a preocupação com a crescente pressão sobre o orçamento municipal. "Nós compreendemos a importância do transporte escolar para garantir o acesso à educação, mas estamos a trabalhar com recursos limitados", afirmou o presidente. "Gastar mais de 700 mil escudos por mês nesse serviço é um desafio, especialmente quando temos outras prioridades que também precisam de atenção."

A necessidade de transporte escolar em Nossa Senhora do Monte tem crescido à medida que mais pais e encarregados de educação reconhecem os benefícios de um acesso seguro e confiável para seus filhos, especialmente as crianças que frequentam o jardim infantil. A falta de opções de transporte público confiável, falta de recursos financeiros e a preocupação com a segurança das crianças têm sido motivos fundamentais para essa demanda crescente.

A edilidade e a Ficase estão actualmente a trabalhar juntos para encontrar soluções para o problema. Uma das possibilidades segundo o Presidente Tavares “se os pais e encarregados de educação de Nossa Senhora do Monte quiserem, dirigindo-se a CMB, pudemos acertar a reintrodução da cobrança dos transportes para os que tem de vir a Nova Sintra para o ensino secundário - como havia antes - e assim teremos fundos para transporte gratuito das crianças de Campo Baixo para o jardim infantil de Nossa Senhora do Monte”.

 O desafio de equilibrar a demanda crescente com os recursos limitados permanece no centro das discussões na Câmara Municipal da Brava. Encontrar maneiras eficazes de resolver essa questão continuará a ser uma prioridade para garantir que a educação das crianças da ilha seja preservada e aprimorada.




Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow