Dia Nacional da Cultura e das Comunidades celebrado com manifestações culturais em todas as ilhas

O Dia Nacional da Cultura e das Comunidades, assinalado hoje, 18, vai ser celebrado com manifestações culturais em todas as ilhas e terá um dos pontos centrais na Praia, com uma serenata e grande marcha “cultura em movimento”.

Oct 18, 2023 - 08:02
 0  94
Dia Nacional da Cultura e das Comunidades celebrado com manifestações culturais em todas as ilhas

Segundo uma nota de imprensa do Governo, a data será celebrada sob o lema “Somos Cultura”, como forma de exaltar a cultura cabo-verdiana no país e na diáspora, reconhecer a importância da comunidade cabo-verdiana e homenagear aqueles que tenham partindo rumo a outros destinos e que continuam a manifestar a cultura lá fora vincando nas futuras gerações o ser cabo-verdiano.

Sob o signo de Eugénio Tavares, patrono do Dia Nacional da Cultura e das Comunidades, o pontapé de saída será dado com actuação da Banda Militar a partir das 09h00, em frente ao Museu Etnográfico da Praia, seguida de um desfile da House Of Onix e funaná com Binho junto ao espaço Raiz di Polon na Rua Pedonal, do Platô.

O ponto alto das celebrações será a grande marcha “cultura em movimento”, com ponto de partida na Rotunda 1º de Maio a partir das 16h00, percorrerá a Avenida Cidade Lisboa e culminará com momento musical, com vários artistas em frente ao Auditório Nacional Jorge Barbosa, em Chã de Areia.

Na capital cabo-verdiana, haverá apresentações de Binho e Zeca Fontes em Ponta Belém e no mercado do Platô, onde levarão a tabanca às vendedoras, e Totinho estará à frente do Museu Etnográfico para um momento de saxofone.

O dia será marcado ainda, na cidade da Praia, com visitas de alunos do Ensino Básico Integrado (EBI) ao memorial Amílcar Cabral e ao Arquivo Nacional e desfile de moda.

De acordo com a mesma fonte, o Centro Cultural do Mindelo (CCM) , o Centro Nacional de Arte, e o Centro Nacional de Artesanato e Design (CNAD) em São Vicente terão disponíveis exposições patentes para visitas.

A partir das 18h30 iniciará a Serenata Rave que terá como percurso o CCM até CNAD), Nôs Mesa CNAD e apresentação Lab Dança, seguido de actuação de DJ.

De acordo com a programação, em todas as ilhas e municípios do país, vai se assistir “serenatas bem como mostras de teatro, artesanato e gastronomia.

A data será marcada, também, com uma manifestação cultural em Lisboa, Portugal, presidida pelo ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente.

 Constam ainda da agenda, exposição, atribuição de medalhas de mérito a figuras e associações que tenham estado a contribuir para que a cultura cabo-verdiana tenha sempre presença lá onde está.

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow