Ilha da Brava: Condutores pedem melhores condições para a estrada de Nossa Senhora do Monte

Os condutores de hiaces da ilha Brava clamam às entidades responsáveis para melhorarem a estrada que dá acesso à freguesia de Nossa Senhora do Monte, que fica a cinco quilómetros da Vila de Nova Sintra.

Oct 13, 2018 - 11:36
 0  5
Ilha da Brava: Condutores pedem melhores condições para a estrada de Nossa Senhora do Monte

Os condutores de hiaces da ilha Brava clamam às entidades responsáveis para melhorarem a estrada que dá acesso à freguesia de Nossa Senhora do Monte, que fica a cinco quilómetros da Vila de Nova Sintra.

Emanuel Alves, conhecido por Jardel, é um dos condutores que faz o trajecto várias vezes ao dia e é um dos que “exige” melhores condições para a via.

“Acho que estão a brincar connosco, porque já lá vão vários anos, praticamente desde 2010, que estamos pedindo uma estrada melhor. Se não conseguem colocar alcatrão, pelo menos, que melhorem as calcetas”, disse Jardel.

O mesmo adiantou que todos os meses pagam os seus impostos, sublinhando que na compra de combustível é feita a cobrança de um valor destinado à manutenção das estradas, mas que as melhorias são feitas somente em outras ilhas e na Brava “nada”.

De tanto reclamar e “nada ser feito”, Jardel ironizou, ao dizer que o seu neto vai nascer e encontrar a estrada da mesma forma, “cheia de buracos, calceta velha e destruidor de viaturas”.

Conforme Jardel contou à Inforpress, a estrada até que poderia estar em “melhores condições”, mas que aquando da construção da estrada de Furna, todo o material foi carregado por camiões pesados, da zona de Porca, que tinham que passar por esta via, “ajudando na degradação da mesma”.

O motorista vai mais longe, dizendo que para obrigar o Governo a tomar iniciativa de construir a estrada, se necessário os condutores não vão hesitar em “fazer greve, não pagar impostos, não abastecer os carros de combustível e deixar os passageiros sem meios de transporte para este trajecto durante alguns dias”.

“Temos os mesmos direitos que os condutores das outras ilhas, onde as estradas são feitas manutenções sempre. O imposto que pagamos é o mesmo”, finalizou Jardel.

Ante esta situação, a Inforpress contactou a Câmara Municipal, onde o autarca local diz ter conhecimento e a “perfeita” noção do estado da estrada.

Francisco Tavares adiantou que a câmara tem estado a “pressionar o Governo central”, para que esta obra seja realizada ainda nesta legislatura.

Conforme explicou, a autarquia local tem feito algumas manutenções em diversas estradas e mesmo nesta, mas, por ser uma estrada nacional, é da competência do governo central fazer as devidas intervenções.

“Esta estrada já não está a dar para satisfazer com pequenas intervenções. É uma estrada muito antiga, e com a obra do porto da Furna e da asfaltagem da estrada de ligação Furna – Vila, veículos e maquinarias pesadas tiveram de fazer muito este percurso, carregando inertes na zona de Porca, na recta de Cachaço, é claro que a estrada sentiu ainda mais”, reconheceu Francisco Tavares.

O autarca avançou ainda que com os contactos encetados, a asfaltagem “está fora de questão”, porque é mais cara e exige uma manutenção sempre.

O edil disse, entretanto, que está lutando, para que pelo menos “seja feito um novo calcetamento, melhorando a situação da estrada e gerando vários postos de empregos à população da ilha”.

inforpress

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow