Pescadores de Lomba Tantum reclamam do não arranque da construção do teleférico

Dec 24, 2014 - 07:29
 0  8
Pescadores de Lomba Tantum reclamam do não arranque da construção do teleférico

Os pescadores de Lomba Tantu, ilha da Brava, estão descontentes com o facto do teleférico que vai ligar a localidade ao Porto de Ferreiros, ter as obras paradas desde o lançamento da primeira pedra em Julho.
 
Em declarações à imprensa, o pescador Marcelino da Lomba, que falava em nome dos colegas, disse que o teleférico que ia fazer o transporte de cargas, entre elas, os seus pescados, faz “muita falta” à localidade, já que o acesso de Lomba Tantum ao Porto de Ferreiros faz-se por um caminho “muito difícil” e a pé.
 
“Desde o lançamento da primeira pedra para a construção do teleférico as obras estão paradas, mas se estiver pronto, vai ser um grande apoio para nós, porque a única forma que temos de transportar o peixe é na cabeça”, afirmou. Segundo o pescador, este primeiro teleférico do país, que se estiver pronto terá uma extensão de cerca de um quilómetro e uma altura (cota) de cerca de 156 metros, iria tornar “mais fácil” o transporte de cargas entre as duas referidas localidades.
 
“Como as mulheres que transportam as cargas já estão idosas e têm problemas de saúde, já não conseguem trabalhar, mas talvez com o anúncio da construção deste meio de transporte queiram enganar-nos, porque fazem muitas promessas que não cumprem”, sublinhou. Para a construção deste teleférico, o Governo tinha anunciado que ia contar com parcerias de duas empresas portuguesas, que estudaram a viabilidade da construção de uma linha de transporte por cabo entre estes dois pontos da ilha situada mais ao sul do arquipélago.
 
Foi ainda dito que para facilitar também a circulação de pessoas neste percurso, ia ser construído um caminho pedonal, numa extensão de cerca de 340 metros e que consistiria na execução de calçada ou escadaria de pedra num troço inicial de 144 metros e final de 196 metros.

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow