Prensagem da cana-de-açúcar é etapa-chave na produção do grogue JBEY

Cidade de Nova Sintra, 26 de Janeiro de 2026 (Bravanews) - A prensagem da cana-de-açúcar constitui uma fase fundamental no processo de transformação da cana em sumo, melaço ou açúcar, sendo determinante para a qualidade final do produto. No caso do grogue JBEY, todo o processo é realizado com rigor, respeitando métodos tradicionais aliados a um controle técnico exigente.

Jan 26, 2026 - 11:23
 0  35
Prensagem da cana-de-açúcar é etapa-chave na produção do grogue JBEY

A colheita da cana-de-açúcar ocorre na localidade de Sorno, no ponto ideal de maturação. O trabalho é feito, maioritariamente, de forma manual, com recurso a catanas, permitindo o corte dos caules rente ao solo, de modo a garantir o máximo aproveitamento do teor de açúcar.

Após a colheita, a cana é preparada pela equipa de produção e segue para a fase de limpeza e prensagem. Os caules são limpos e prensados no próprio local, num trabalho que exige precisão e resistência física, com o objetivo de extrair um sumo naturalmente doce. Este puro sumo de cana-de-açúcar é o único ingrediente utilizado na produção do grogue JBEY.

O sumo extraído passa, em seguida, por um rigoroso processo de filtração, destinado a eliminar impurezas sólidas, como fibras da cana e resíduos vegetais. O néctar obtido é depois conduzido por gravidade para cubas de inox localizadas na sala de fermentação. Ao longo de todas as fases da produção, são realizados testes sistemáticos de controle de qualidade, incluindo análises de cor e verificação da densidade.

De acordo com José Andrade, a prensagem da cana é efetuada no dia seguinte à colheita, como forma de evitar riscos de oxidação e garantir a frescura do sumo. Entre os meses de fevereiro e maio, o processo é repetido cerca de quinze vezes, sempre respeitando o tempo necessário para a transformação completa de cada lote de sumo.

MS