Presidente da República faz balanço positivo da visita de Estado de três dias ao Luxemburgo

O Presidente da República fez um balanço positivo da visita de Estado de três dias ao Grão-Ducado de Luxemburgo, acreditando que a cooperação e relação de amizade existente entre os dois países saíram mais reforçadas.

May 26, 2023 - 16:37
 0  14
Presidente da República faz balanço positivo da visita de Estado de três dias ao Luxemburgo

O Presidente da República fez um balanço positivo da visita de Estado de três dias ao Grão-Ducado de Luxemburgo, acreditando que a cooperação e relação de amizade existente entre os dois países saíram mais reforçadas.

José Maria Neves fez o balanço da visita que decorreu de 23 a 25 de Maio, em declarações à imprensa cabo-verdiana, afirmando que foi “uma visita grande, inédita e que, a todos os títulos, distingue Cabo Verde”.

“O balanço é muito positivo. Nunca fizera antes uma visita de Estado tão tocante. Uma visita de Estado presumiria algo de protocolar, mas foi uma visita de amigo, onde houve uma grande comunhão de ideias e sobretudo uma grande irmandade”, frisou.

Para José Maria Neves, a forma como o Grão-Duque Henri do Luxemburgo se predispôs em acompanhar todos os momentos da visita mostra “a grandeza dessa relação e o empenhamento do Luxemburgo em fazer as melhores relações com Cabo Verde”.

“As relações entre Luxemburgo e Cabo Verde saem reforçadas, porque deixam de ser relações apenas políticas e apenas de cooperação, para chegarem a níveis de cumplicidade, de autenticidades e, sobretudo, voltada para a construção de futuros”, sublinhou.

A visita de Estado de três dias ao Grão-Ducado do Luxemburgo, a convite do Grão-Duque Henri e da grã-duquesa Maria Teresa, José Maria Neves esteve acompanhado de uma delegação governamental, municipal e empresarial, que integrou, entre outros, os ministros dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, Rui de Figueiredo Soares, das Comunidades, Jorge Santos, e da Indústria, Comércio e Energia, Alexandre Monteiro.

Os presidentes da Bolsa de Valores de Cabo Verde, Miguel Monteiro, do Parque Tecnológico de Cabo Verde, Carlos Monteiro, e do Conselho Directivo da Pró-Empresa, Edney Cabral, e o presidente da Câmara Municipal de São Filipe e da Associação dos Municípios Fogo e Brava, Nuías Silva, também fizeram parte da delegação.

A visita do Presidente da República ao Luxemburgo aconteceu no momento em que os dois países celebram 30 anos de relações de cooperação, iniciadas nos finais da década de 1980, o que deu origem à assinatura do Acordo Bilateral Geral em matéria de Cooperação para o Desenvolvimento na década de 1990.

No Luxemburgo, José Maria Neves, acompanhado da primeira-dama, Débora Carvalho, teve encontro com o Grão-Duque Henri, audiência com o primeiro-ministro do Luxemburgo, Xavier Bettel, que também foi condecorado, com o ministro dos Negócios Estrangeiros e Europeus e com o presidente da Câmara dos Deputados.

Efectuou visitas à Camara Municipal de Luxemburgo, ao Museu Municipal de Lëtzebuerg, à Universidade do Luxemburgo, à Bolsa de Valores, à Câmara de Comércio do Luxemburgo e à Escola de Hotelaria e Turismo do Luxemburgo.

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow