Presidente José Maria Neves Apoia Regresso do Navio Ernestina a Cabo Verde em 2027

Presidente José Maria Neves recebeu os irmãos Britto e reiterou apoio ao regresso do navio Ernestina em 2027, para celebrar os 50 anos da Independência de Cabo Verde. Um fundo de 2 milhões de dólares está sendo mobilizado para o projeto. Vanessa Britto, médica da Brown University, também participou e destacou seu compromisso com o país.

Jul 11, 2025 - 11:07
 0  66
Presidente José Maria Neves Apoia Regresso do Navio Ernestina a Cabo Verde em 2027

Na última quarta-feira, o Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, recebeu no Palácio Presidencial os irmãos Julius e Vanessa Britto, destacados membros da diáspora cabo-verdiana nos Estados Unidos. Durante o encontro, o Chefe de Estado reafirmou o seu firme apoio ao regresso do emblemático navio Ernestina ao arquipélago em 2027, como parte das comemorações dos 50 anos da Independência.

Julius Britto, presidente da Schooner Ernestina-Morrissey Association (SEMA), confirmou que estão a ser mobilizados fundos no valor de 2 milhões de dólares para tornar possível esta histórica viagem. O Presidente Neves apelou ao forte engajamento da diáspora cabo-verdiana e das autoridades de Massachusetts para concretizar este sonho coletivo.

Vanessa Britto, médica e professora da prestigiada Brown University, também participou no encontro. Ela tem se destacado no setor da saúde e na promoção de laços entre Cabo Verde e a diáspora, tendo liderado três missões médicas ao país.

A visita dos irmãos Britto simboliza uma profunda conexão com as raízes cabo-verdianas, especialmente com Rubon Manel, local de origem do bisavô da família, Bernardino Horta Varela, que emigrou para os EUA em 1875. Quatro gerações depois, os Britto retornam para celebrar a herança e a identidade cabo-verdiana.

O regresso do navio Ernestina, considerado um ícone da emigração cabo-verdiana, representa uma poderosa homenagem à coragem dos que partiram em busca de uma vida melhor, bem como um símbolo duradouro de amor a Cabo Verde.