Tina Cardoso. A cabo-verdiana que quer melhorar Brockton

É a primeira mulher cabo-verdiana a concorrer a um cargo elegível em Brockton, EUA. As primárias acontecem esta terça-feira, 19. Se passar, será a candidata a membro do conselho nas eleições municipais de Novembro.

Oct 26, 2017 - 05:49
 0  17
Tina Cardoso. A cabo-verdiana que quer melhorar Brockton

É a primeira mulher cabo-verdiana a concorrer a um cargo elegível em Brockton, EUA. As primárias acontecem esta terça-feira, 19. Se passar, será a candidata a membro do conselho nas eleições municipais de Novembro.

Os eleitores de Brockton, a cidade com maior número de cabo-verdianos nos Estados Unidos, vão a votos em Novembro para escolher o presidente, ou seja o Mayor, e os membros que integram o conselho da cidade (uma espécie de vereadores). Antes, já nesta terça-feira, 19, há as primárias que vão decidir quem serão as duas candidaturas finais para liderar a Câmara da cidade mais cabo-verdiana dos Estados Unidos.

E é esse detalhe – a força populacional dos cabo-verdianos naquela cidade do Estado de Massachussetts – que faz Tina Cardoso, enfermeira de profissão, querer se eleger como membro do conselho da cidade (vereadora) nas eleições municipais de Novembro. Natural de São Vicente e residente nos EUA desde os seus quatro anos de idade, Tina Cardoso é a primeira mulher cabo-verdiana a almejar tal cargo político na cidade que acolhe milhares de cabo-verdianos (a maior comunidade estrangeira de Brockton).

“Conto sobretudo com o voto dos cabo-verdianos, pese embora em eleições municipais os cabo-verdianos não gostem de ir às urnas. Votam geralmente mais nas eleições maiores, como presidenciais e para o Congresso. Mas somos muito aqui e temos muito poder electivo por causa disso. Por isso apelo a todos os cabo-verdianos de Brockton que se dirijam às urnas e votem em mim”, pede Tina Cardoso, em conversa com Santiago Magazine.

A candidata crioula sublinha que para poder ajudar a comunidade cabo-verdiana em Brockton “é fundamental passar agora nas primárias, que acontecem esta terça-feira, 19”. “Se não forem às urnas exercer seu direito de voto terei menos chances de chegar às eleições municipais em Novembro”, reforça Tna Cardoso, que diz contar também com o apoio dos emigrantes de outras nacionalidades que residem na cidade.

Tina afirma temer que os vereadores de Brockton venham a ser apenas americanos e brancos, factores que ainda fazem diferença no momento de decisões. Se não vencer, coisa que não está nos seus planos, ficará satisfeita por pelo menos levar os cabo-verdianos de Brockton a se interessar pela política e seu bem-estar na cidade.

Promotora da conhecida organização não-governamental Criolas Unidas, Tina aposta em unir os decisores políticos e em programas de educação. A campanha termina hoje. Nas últimas semanas, Tina Cardoso e seu staff estiveram em incessantes contactos porta-a-porta levando a sua mensagem aos eleitores.

Tina Cardoso, natural de São Vicente e residente nos Estados Unidos desde os quatro anos de idade, é a primeira mulher cabo-verdiana a concorrer a um cargo elegível.

Moisés Rodrigues, o único cabo-verdiano eleito na cidade, concorre a um segundo mandato, na eleição que acontece em Novembro. Também o cabo-verdiano Jimmy Pereira anunciou a sua candidatura à presidência da câmara municipal de Brockton, devendo divulgar a sua plataforma eleitoral nas próximas semanas.

SM

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow