Alerta em Cabo Verde: Perturbação Tropical Pode Trazer Chuvas Torrenciais e Rajadas de Vento
Um sistema de baixa pressão próximo a Cabo Verde pode evoluir para a quinta tempestade nomeada da temporada atlântica de 2025. Com ventos de até 56 km/h e previsão de chuvas fortes e rajadas no arquipélago, o NHC estima 80% de probabilidade de formação nos próximos sete dias. Se nomeada, será chamada Erin.

O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC) informou na manhã deste domingo que um sistema de baixa pressão, localizado entre Cabo Verde e a costa oeste africana, tem grandes probabilidades de se transformar na quinta tempestade nomeada da temporada de furacões no Atlântico de 2025.
Segundo os meteorologistas, o sistema, bem definido, poderá evoluir para depressão ou tempestade tropical até segunda-feira. Caso isso não ocorra, as condições ambientais previstas para o restante da semana favorecem o seu fortalecimento.
Na manhã de domingo, a perturbação registava ventos máximos de 56 km/h (35 mph) e deslocava-se para oeste-noroeste a uma velocidade entre 24 e 32 km/h (15 a 20 mph). Estão previstos ventos fortes e chuvas intensas em Cabo Verde até segunda-feira. O NHC atribui 40% de probabilidade de formação nos próximos dois dias e 80% na próxima semana.
Se ganhar força e for nomeada, a tempestade será chamada Erin. Até agora, a temporada de 2025 já registou quatro tempestades tropicais: Andrea, Barry, Chantal e Dexter, mas nenhum furacão.
Outro sistema de baixa pressão também estava a ser monitorizado no Atlântico tropical central, com desenvolvimento lento devido à presença de ar seco. A probabilidade de formação deste segundo sistema é de 20% nos próximos sete dias.