Artista Zé Rui de Pina nomeado para o Portuguese Music Award, na categoria world music performance

Cidade de Pawtucket, 17 Abr (Bravanews) - O musica cabo-verdiano natural da ilha de Santiago Zé Rui de Pina foi um dos nomeados do Portuguese Music Award 2018, na categoria World Music Performance.

Apr 16, 2018 - 15:49
 0  8
Artista Zé Rui de Pina nomeado para o Portuguese Music Award, na categoria world music performance

Cidade de Pawtucket, 17 Abr (Bravanews) - O musica cabo-verdiano natural da ilha de Santiago Zé Rui de Pina foi um dos nomeados do Portuguese Music Award 2018, na categoria World Music Performance. Artista, compositor, cantor e baixista cabo-verdiano, Zé Rui de Pina vem coleccionando sucessos e desta vez está nomeado para Portuguese Music Award, IPWA, para a categoria World Music performance.

Zé Rui de Pina nasceu em Junho de 1968 no seio de uma família de músicos. Aos 10 anos começou a aprender a aprender com o tio, o conhecido João Alves “Nho Djonzinho”, a tocar o cavaquinho, tendo mais ou menos nessa altura, ingressado no Grupo “Sodadi” uma banda local que tocava em bailes.Posteriormente, aprendeu a tocar guitarra com o instrumentista compositor Kim Alves e fundou com alguns amigos a banda “Bem be Djaz. Aos 16 anos emigrou para os Estados Unidos Unidos onde ingressou na banda “Arpa Sound”, como baixista.

Em conversa com a Bravanews, Zé Rui disse estar muito satisfeito e honrado com esta nomeação, que “dedico aos meus fãs e a todos os cabo-verdianos e cabo-verdianas”.

A edição de 2018 dos International Portuguese Music Awards, IPMA, ja revelou os nomes dos nomeados e entre eles estão cinco cabo-verdianos: Zé Rui de Pina, Grace Evora, Cremilda Medina, Cee J Sena e Kady. Zé Rui de Pina, Grace Évora e Cremilda Medina estão nomeados na categoria World Music Performance e Grace Evora conta ainda com uma nomeação na categoria Pop Performance.

Zé Rui de Pina está nomeado com a musica “Abraçu”. Esta é  a segunda vez nos IPMA, para alguns dos nomeados crioulos. Na edição de 2016, Cee J sena esteve nomeado e foi vencedor na categoria “Novos Talentos”. No ano passado Cremilda Medina esteve nomeada com o single “Raio de Sol”, na categoria “Music Video of the year”.

Este ano a gala dos IPMA acontece no dia 21 de Abril, em New Bedford, EUA, e vai contar com as actuações de xutos e Pontapés, Miguel Ângelo do grupo Delfins, Carlão, de Doninha, Manhattan Camerata, Tiago Ribeiro e David Demelo. Depois de marcar presença nos Grammy, no dia 21 de Abril, Zé Rui estará de malas aviadas para as festas de Nho São Filipe na ilha do Fogo.

Segundo o artista, estarão criadas todas as condições para que Zé Rui actue na tradicionais festas de São João na ilha Brava e em Junho rumara para Holanda, para o festival da Saudade.

MS

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow