Brava: Autarquia anuncia Curso de Iniciação para Pescadores

A Câmara Municipal da Brava anunciou hoje a abertura de inscrições para um Curso de Iniciação para Pescadores, ministrada em parceria com a Escola do Mar (EMAR), cujo objectivo é proporcionar mais segurança individual e colectiva aos mesmos.

Mar 12, 2024 - 04:27
 0  66
Brava: Autarquia anuncia Curso de Iniciação para Pescadores

Em entrevista à Inforpress, o vereador responsável pelo pelouro da Educação, Mário Soares, salientou que se trata de uma formação que terá a duração de 70 horas e que será “extremamente importante” tendo em conta que ajudará na melhoria das actividades que decorrem a bordo das embarcações de boca aberta e não só.

“Sabemos que existem pescadores, ou pessoas com domínio e experiências nos mares, que, com esta formação, irão adquirir novas habilidades e competências além do conhecimento de novas técnicas de sobrevivência no mar. Infelizmente ao longo do ano tem vindo a acontecer algumas situações em que são accionados os efectivos da protecção civil, para fazerem salvamento ou resgate”, sublinhou.

Neste sentido, informou que no curso irão ensinar técnicas de natação, primeiros socorros e técnicas básicas de navegação e, após a formação, “haverá um processo de certificação em que os formados receberão um certificado emitido pela EMAR”.

“Temos conhecimento de que tem havido alguns conflitos entre pescadores e entidades responsáveis pela fiscalização no mar, mas com esta formação, além dos conhecimentos e ganhos que irão adquirir, vão receber, além dos certificados, cédulas marítimas que lhes permitirão exercer as suas actividades de forma legal, evitando os constrangimentos desagradáveis”, frisou.

Mário Soares avançou que o início deste curso está previsto para o dia 28 do corrente mês, às 15:00 horas e que tem a duração de 70 horas, dividida por três a quatro horas diárias.

“A intenção é ministrar esta formação numa das zonas piscatórias do concelho, o que considero ser o ideal, tendo em conta que a logística será de acordo com o número do público alvo, para facilitar as aulas práticas que irão ser no mar”, sublinhou.

Este responsável apelou à participação em “massa” de todos os pescadores da ilha Brava, visto que a formação é totalmente gratuita e houve um forte engajamento de instituições com valores bem significativos para ministrar a formação.

“Sempre existe margem para adquirirmos mais conhecimentos, mas às vezes costumamos cair no erro de dizer que sabemos tudo, o que, no entanto, não corresponde a verdade”, finalizou.

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow