Câmara Municipal da Brava celebra a cultura cabo-verdiana como 'Alma da Identidade nacional' com Patrocínio do Ministério da Cultura

Cidade de Nova Sintra, 18 de Outubro de 2025 (Bravanews) - A Câmara Municipal da Brava emitiu um comunicado para assinalar a grande celebração nacional da Cultura Cabo-verdiana, sublinhando o papel central da cultura como o "espelho das nossas tradições" e a "alma" da identidade do arquipélago. A nota, divulgada pela autarquia, é um hino ao património imaterial e material que define o povo cabo-verdiano, ao mesmo tempo que reafirma o compromisso local na promoção e proteção da cultura bravense e nacional.

Oct 18, 2025 - 10:47
 0  26
Câmara Municipal da Brava celebra a cultura cabo-verdiana como 'Alma da Identidade nacional' com Patrocínio do Ministério da Cultura

O comunicado da Câmara da Brava, ilha que é o berço do poeta Eugénio Tavares, cuja data de nascimento, 18 de Outubro, é celebrada como o Dia Nacional da Cultura e das Comunidades, destaca a essência multifacetada da cultura. "Hoje celebramos o que nos define como povo, o que dá alma à nossa identidade e força à nossa história — a Cultura Cabo-verdiana!", inicia a nota, estabelecendo um tom de profundo orgulho.

A autarquia faz questão de enumerar os pilares desta riqueza cultural, mencionando expressamente "as nossas músicas, a nossa morna e coladeira, as nossas festas, a nossa arte e a nossa forma única de ser e sentir." A cultura é apresentada não apenas como um legado, mas como um motor vital: "É através dela que preservamos o passado, valorizamos o presente e inspiramos o futuro," declara a Câmara Municipal.

Um ponto de destaque no comunicado é a formalização do compromisso institucional. A Câmara Municipal da Brava associa-se "a esta grande celebração nacional, reafirmando o compromisso em valorizar, promover e proteger a cultura bravense e cabo-verdiana, como um dos maiores patrimónios do nosso país." Este é um reconhecimento da responsabilidade dos poderes locais na manutenção e dinamização da herança cultural, nomeadamente na ilha onde o legado do poeta das mornas em crioulo assume uma importância histórica.

Para a concretização das festividades e iniciativas em torno da data, a autarquia bravense fez questão de expressar "elevados agradecimentos" pelo crucial apoio ministerial. "Destacamos o patrocínio do Ministério da Cultura e Indústrias Criativas na pessoa de Sua Excia o Sr. Ministro da Cultura e Indústria Criativa, Dr. Augusto Veiga, sem o qual não nos era possível celebrar com pompa e circunstância este dia," salienta o comunicado. Este agradecimento público reforça a importância da cooperação entre o poder central e as autarquias para a realização de eventos culturais de envergadura, que servem para mobilizar a comunidade e colocar a ilha no mapa das celebrações nacionais.

A mensagem da Câmara Municipal da Brava termina com um apelo vibrante ao sentimento de pertença e autovalorização. "Que nunca nos falte orgulho em ser quem somos — um povo de cultura, criatividade e alma!" A celebração na Brava, ilha frequentemente associada à poesia e à melancolia da morna, reitera, assim, o papel inestimável que a cultura desempenha na coesão social e na projeção da identidade cabo-verdiana no mundo.