Governo de Cabo Verde lamenta exigência de caução dos EUA para vistos de turismo e negócios

Governo de Cabo Verde lamenta a exigência de caução até 15 mil dólares pelos EUA para vistos de turismo e negócios, medida associada ao elevado índice de overstay de cidadãos cabo-verdianos.

Jan 7, 2026 - 12:11
 0  69
Governo de Cabo Verde lamenta exigência de caução dos EUA para vistos de turismo e negócios

O Governo de Cabo Verde manifestou o seu pesar pela decisão dos Estados Unidos da América de incluir o país numa lista de 38 nações cujos cidadãos passam a estar sujeitos à exigência de uma caução de até 15 mil dólares norte-americanos para a obtenção de vistos de turismo e de negócios.

Segundo o Executivo cabo-verdiano, a medida poderá restringir a mobilidade entre os dois países e resulta do elevado número de cidadãos que, após entrarem nos EUA com vistos temporários, acabam por permanecer além do período legalmente autorizado, incorrendo em situação de imigração irregular, prática conhecida como overstay.

Dados constantes do Relatório do Departamento de Homeland Security dos Estados Unidos, referente ao ano de 2024, indicam que Cabo Verde registou uma taxa de overstay de 13,26% nos vistos de turismo e negócios. Este valor representa um agravamento face a 2013, quando a taxa era de 12,41%, e é superior ao de vários outros países analisados.

O Governo sublinha que esta situação decorre de comportamentos individuais, não estando relacionada com ações governamentais. Ainda assim, recorda que tem feito apelos reiterados, tanto em Cabo Verde como junto da comunidade emigrada nos Estados Unidos, para que os visitantes respeitem rigorosamente as leis migratórias norte-americanas, bem como para que os residentes evitem facilitar ou incentivar a permanência ilegal.

O Executivo volta a apelar ao sentido de responsabilidade dos cidadãos cabo-verdianos que viajam para os EUA, defendendo que a redução substancial da taxa de overstay é fundamental para que Cabo Verde possa ser retirado desta lista numa próxima avaliação do Departamento de Homeland Security.