Ministro do Mar reforça apoio às comunidades piscatórias da Brava com novos equipamentos e compromissos estruturantes

Numa visita de trabalho à ilha Brava, o Ministro do Mar entregou, em Lombra-Tantum, cinco motores de pesca e quatro malas térmicas a pescadores e peixeiras da ilha. A iniciativa integra a estratégia do Governo de reforçar os meios de trabalho das comunidades piscatórias e melhorar as condições de conservação e comercialização do pescado.

Dec 16, 2025 - 05:18
 0  263
Ministro do Mar reforça apoio às comunidades piscatórias da Brava com novos equipamentos e compromissos estruturantes
O Ministro sublinhou que os novos equipamentos irão “melhorar significativamente” a atividade diária dos profissionais do mar, permitindo maior segurança, eficácia e valorização do produto.
Após a entrega, o governante manteve um encontro direto com pescadores e peixeiras, escutando as dificuldades e expectativas do setor na ilha.
Durante o diálogo, a comunidade piscatória destacou várias preocupações, entre elas, o isolamento da ilha Brava, com impacto na circulação de pessoas e produtos; a necessidade de reforçar a ligação marítima Brava–Fogo–Praia, tema também discutido numa visita de cortesia ao Presidente da Câmara Municipal; a importância de acelerar o processo de motorização dos botes, financiado pelo Fundo Autónomo de Pesca e pela Direção Nacional de Pesca e Aquacultura e a valorização da pesca artesanal como base económica da ilha.
O Ministro do Mar assumiu um conjunto de compromissos concretos, muitos deles considerados prioritários pela comunidade, nomeadamente, a construção de uma Casa do Pescador em Lomba-Tantum; a recuperação do teleférico, já em curso em parceria com a CABNAVE; a instalação de uma máquina de gelo e arcas de conservação, essenciais para assegurar a qualidade do pescado; a resolução de questões relacionadas com o fornecimento de energia elétrica necessária ao funcionamento dos equipamentos e a realização de um estudo de viabilidade, em parceria com a Câmara Municipal, para a construção de uma estrada de acesso à zona de Lomba-Tantum, proposta apresentada pelo presidente da associação local de pescadores.
A visita do Ministro à Brava prossegue esta terça-feira, com uma deslocação às comunidades de Fajã d' Água e Furna. Em Furna continuará a ouvir as populações e a acompanhar de perto os desafios do setor das pescas na ilha.