Pais de Localidades da Freguesia de Nossa Senhora do Monte assumem transporte de seus filhos que frequentam jardim na Escola Materna local

Nova Sintra, 16 de Outubro de 2023 - Em uma reviravolta inesperada, os pais das aldeias de Pau, Campo Baixo, Matinho, Cova Joana e zonas limítrofes, no interior da freguesia de Nossa Senhora do Monte, tomaram a iniciativa de assumir o transporte de seus filhos para frequentar o jardim de infância em Nossa Senhora do Monte. Essa situação, que se desenrola em meio a recursos limitados, foi tomada porque não conseguiram apoios de outras entidades para o efeito.

Oct 16, 2023 - 09:23
Oct 16, 2023 - 09:32
 0  187
Pais de Localidades da Freguesia de Nossa Senhora do Monte assumem transporte de seus filhos que frequentam jardim na Escola Materna local

Em um cenário anterior, a Câmara Municipal local havia se responsabilizado pelo transporte das crianças para a escola. Posteriormente, a tarefa foi transferida para a comunidade de emigrantes bravenses radicada nos Estados Unidos da America, que se esforçaram para garantir a mobilidade das crianças. No entanto, agora, diante de desafios financeiros crescentes e de outras prioridades, os próprios pais decidiram assumir essa importante responsabilidade.

A decisão dos pais dessas aldeias, no entanto, não veio sem sacrifícios. A escassez de recursos, incluindo veículos adequados e infraestrutura de transporte, tornou a tarefa ainda mais desafiadora. Muitos pais estão se organizando em grupos para compartilhar veículos ou estão recorrendo a boleias para garantir que seus filhos tenham acesso à educação.

Por outro lado, em outras localidades da freguesia de São João Baptista, a Câmara Municipal continua a assumir a responsabilidade pelo transporte escolar, aliviando os pais desse fardo. “Isso destaca as disparidades regionais no financiamento e no acesso a serviços essenciais, como o transporte educacional”, avançou Maria Silva, moradora em Campo Baixo.

A comunidade local tem demonstrado um espírito notável de união e determinação, buscando soluções criativas para garantir que suas crianças continuem a ter acesso à educação. A situação coloca em destaque a importância da colaboração entre as autoridades locais, a comunidade e os pais, a fim de garantir que todos os alunos tenham a oportunidade de receber uma educação de qualidade, independentemente de onde vivam, mas fica o amargo de boca pelo facto de sentir discriminada, pois alunos de outra freguesia tem transporte garantido, inclusive alunos de dentro da Cidade de Nova Sintra.

Contactada, a Bravanews aguarda alguma reacção da Câmara Municipal sobre este assunto.

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow