Pensar a criminalidade violenta no nosso país

Mar 8, 2015 - 11:15
 0  9
Pensar a criminalidade violenta no nosso país

Nos últimos tempos o país tem sido confrontado como uma onda de violência que não deixa ninguém indiferente e que atinge a todos sem exceção. Porém, não temos tido no país um debate aceso sobre o assunto e a sociedade civil, como é hábito no nosso país, tem deixado para o poder governamental a resolução deste problema, faltando-nos discutir este assunto, para juntos encontramos soluções que nos consigam dar uma resposta credível para este grave problema social. [/b]



Dada a nossa dimensão territorial e demográfica não era suposto termos graves problemas de criminalidade violenta, até pelo nosso historial, um país onde a luta pela independência não ocorreu com conflitos armados dentro do nosso território, pelo que, nada fazia prever que, como tem acontecido, nos últimos anos a criminalidade tenha aumentado de nível e colocasse um país em alerta.



Não podemos olhar para o problema centrando-nos apenas nos criminosos, nas vítimas da violência ou nas causas primárias que levam uma pessoa a praticar tais atos. Falta-nos uma visão global sobre o problema e perceber que as causas são diversas e não se resumem a um punhado de motivos intrinsecamente ligados ao criminoso. A violência deve ser vista como um fenómeno de causas múltiplas e que quando conjugados conseguem ter uma elevada repercussão social.



Não querendo ser falacioso na análise ao problema, constata-se que a criminalidade violenta aumentou nos últimos anos em que a crise económica internacional atingiu o país de forma mais severa. De igual forma, não podemos desligar a problemática da criminalidade do tráfego ilegal de estupefacientes, sendo este, provavelmente, a sua principal fonte de financiamento.



Portanto, o aumento da criminalidade violenta ou da sua repercussão social tem origem em duas causas principais: primeiramente uma crise social que se reflete nos níveis elevados de desemprego, sobretudo, o desemprego jovem, causado pela crise internacional que se reflete no nosso arquipélago, e que com audácia temos enfrentado, mas também, pelo aumento da criminalidade organizada, sobretudo do narcotráfico que consegue gerar recursos financeiros, alimentando a criminalidade violenta.



Não vou avançar com soluções rápidas para a resolução do problema, porque penso, que não há soluções rápidas, mas que as soluções devem ser debatidas e construídas na sociedade, contribuindo para que o problema seja resolvido.





Jonathan Vieira.



Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow