Sal recebe África Caucus 2023 para promover Cabo Verde no concerto das Nações

A ilha do Sal vai receber, de 06 a 08 deste mês, o África Caucus 2023, reunião dos ministros das Finanças, e governadores africanos dos bancos centrais, junto do Fundo Monetário Internacional (FMI) e Grupo Banco Mundial (GBM).

Jul 4, 2023 - 01:17
 0  38
Sal recebe África Caucus 2023 para promover Cabo Verde no concerto das Nações

A ilha do Sal vai receber, de 06 a 08 deste mês, o África Caucus 2023, reunião dos ministros das Finanças, e governadores africanos dos bancos centrais, junto do Fundo Monetário Internacional (FMI) e Grupo Banco Mundial (GBM).

Estabelecido em 1963, o Caucus, que acontece a cada 50 anos, tem como principal objectivo fornecer aos governadores africanos do GBM e do FMI um mecanismo para coordenação e harmonização das suas acções, de modo a salvaguardar os interesses dos países membros junto das instituições da Bretton Woods.

Em conferência de imprensa, de apresentação do evento, que aconteceu hoje, na cidade da Praia, o ministro das Finanças, Olavo Correia, disse que vai ser um momento de promoção de Cabo Verde e de excelência para o continente africano.

“Para Cabo Verde acolher este evento, que acontece de 50 a 50 anos, é uma enorme oportunidade para o país (…) e para a África, que precisa ter uma voz comum no concerto das Nações”, notou o governante, apontando que se está perante uma alteração “profunda” da geopolítica e da geoeconomia mundial.

Neste sentido, Olavo Correia defendeu que é preciso um debate na profundidade e sem preconceitos para se poder construir essa visão e abordagem comum, a ser defendida nos fóruns internacionais, onde o continente africano participa.
“Ter o continente africano e toda a finança internacional é para nós um momento de elevada notoriedade para a nossa Nação. É ter o continente africano e toda a finança internacional e mais particularmente na ilha do Sal”, frisou Olavo Correia, apontando que Cabo Verde quer ser um país relevante no concerto das Nações, enquanto arquipélago.

Por outro lado, informou que este encontro, a acontecer na cidade de Santa Maria, vai contar com a presença de todos os países africanos e muitos convidados internacionais, entre os quais se destacam os Estados Unidos da América e o Reino Unido, na pessoa do ministro de Desenvolvimento da África.

“Já temos 323 inscritos, entre ministros e governadores, de cerca de 66 nacionalidades, deste encontro que antecede a assembleia anual do Banco Mundial e do FMI, que este ano acontecerá de 06 a 15 de Outubro em Marraquexe, no Reino de Marrocos, onde serão apresentadas as conclusões do África Caucus 2023” acrescentou.

O Africa Caucus 2023 é sediado e presidido por Cabo Verde, na pessoa do vice-primeiro-ministro, ministro das Finanças e do Fomento Empresarial e ministro da Economia Digital de Cabo Verde, Olavo Correia.

A escolha de Cabo Verde foi decidida num encontro técnico do FMI e do Banco Mundial para a preparação do African Constituency Meeting (Preparação do African Caucus), à margem das Reuniões de Primavera realizadas no passado mês de Maio.

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow