Uma equipa de emigrantes e quadros profissionais nos EUA visitam a Brava e distribuem várias ajudas

Nov 12, 2014 - 09:19
 0  10
Uma equipa de emigrantes e quadros profissionais nos EUA visitam a Brava e distribuem várias ajudas

Desde a semana passada um grupo de emigrantes de quadros profissionais nso Estados Unidos da América composto porcerca de 12mulheres, entre as quais nascidas na Ilha Brava, descedentes de bravenses e de outros países estão de visita à Ilha, a fim de visitar as escolas da Brava.

Foram distribuídos vários géneros alimentícios, materiais escolares, de cozinha, pintura e materiais de higiene às escolas das localidades de Chã de Sousa, Palhal, Mato e Cachaço.

No processo de distribuição dos géneros alimentícios e diversos materiais e acolhimento desses emigrantes, as escolas contaram com a intervenção do Delegado, Cordenador de Projetos Educativos, Gestores dos Pólos III e IV, Diretores das referidas escolas e Responsável Concelhio das Cantinas Escolares, entre outros, contando com o camião da FICASE disponibilizado para o efeito.

Cândida Stewart, uma das integrantes da comitiva, fez questão de realçar o tempo de infância que estudou na Escola de Chã de Sousa e aluna do professor “Mané San Djon”. Enquanto narrava o seu tempo de estudante naquela escola, recordou o estrado onde, perto do quadro, o professor lhe desferia algumas palmatórias.

Para além de distribuição dos materiais, a equipa, composta de médicas, professoras e técnicas diversas,trabalharam com alunos, em cada escola, no domínio da pintura e saúde, concretamente os cuidados de higiene pessoal.

Segundo Stewart, ficou de integrar na equipa uma técnica especializada em Educação Inclusiva, mas que não foi possível por razões várias, o que poderá ser avançada para 2015. Para isso, a Educação na Ilha ficou de preparar e reagir com um dossier de alunos com necessidades educativas especiais, com vista a serem contempladas com apoios nesse domínio de Inclusão, afiançou Francisco Pinto Coelho, Cordenador de Projetos Educativos.

O grupo, que partiu esta segunda-feira, fez ainda um encontro com as mulheres da comunidade de Nossa Senhora do Monte.

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow