Alunos, Professores, Pais e/ou Encarregados de Educação da Escola Manuel Rodrigues Gomes saíram às ruas da Cidade de Nova Sintra

Com o ritmo contagiante do samba, a alegria das fantasias e a energia inigualável das celebrações, o carnaval é uma das festas populares mais vibrantes e significativas em Cabo Verde. Este festival transborda das ruas e avenidas e penetra também nos corredores da educação, se manifestando alegremente no "carnaval na escola".

Feb 11, 2024 - 10:56
 0  125
Alunos, Professores, Pais e/ou Encarregados de Educação da Escola Manuel Rodrigues Gomes saíram às ruas da Cidade de Nova Sintra
Alunos, Professores, Pais e/ou Encarregados de Educação da Escola Manuel Rodrigues Gomes saíram às ruas da Cidade de Nova Sintra, levando "samba no pé", cor, folia e alegria.
Celebrar o carnaval na escola não é apenas uma extensão dessa festa, mas um momento essencial de aprendizado, inclusão e expressão da criatividade para os alunos. Através do carnaval, a escola tem a oportunidade de aproximar ainda mais as crianças da cultura, promovendo uma experiência educativa dinâmica e divertida.
Embora o carnaval seja hoje um emblema do Brasil, suas origens são muito mais antigas e suas raízes se estendem até a Grécia Antiga, onde festivais em honra a Dionísio, o deus do vinho, eram celebrados com música, dança e, claro, muita alegria.
Ao longo dos séculos, o carnaval evoluiu, absorveu influências de diferentes culturas e se transformou no espetáculo multifacetado que se conhece hoje.
Na cultura escolar, o carnaval desempenha um papel especial. Ele se torna um recurso pedagógico que permite às escolas ensinar sobre a história e a cultura brasileira de uma maneira lúdica e envolvente.
Quando o som do tambor ecoa nos corredores da escola e as crianças dançam em seus trajes coloridos, estão não apenas festejando, mas também aprendendo, interagindo e criando memórias.
Assim, o carnaval na escola se torna mais do que apenas uma celebração - é um evento significativo que combina educação, diversão e tradição de uma forma que só o carnaval pode fazer.
Fotos e Texto: João Paulo Gomes

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow