Brava: Director do CENS faz balanço positivo do 2º trimestre prevendo melhoria nos resultados do final do ano

O director do Complexo Educativo de Nova Sintra (CENS) fez hoje um “balanço positivo” dos resultados do segundo trimestre e dos objectivos traçados inicialmente, prevendo uma melhoria nos resultados do final do ano.

Apr 12, 2023 - 03:36
 0  11
Brava: Director do CENS faz balanço positivo do 2º trimestre prevendo melhoria nos resultados do final do ano

O director do Complexo Educativo de Nova Sintra (CENS) fez hoje um “balanço positivo” dos resultados do segundo trimestre e dos objectivos traçados inicialmente, prevendo uma melhoria nos resultados do final do ano.

Em declarações à imprensa, David Pascoal considerou que foi um trimestre “relativamente tranquilo” naquilo que era actividades e perspectivas e os resultados foram bastante satisfatórios, com 86 por cento (%) de notas positivas no Ensino Básico Obrigatório (EBO) e cerca de 90% de notas positivas no Ensino Secundário, o que faz prever um final do ano com resultados melhores do que no ano lectivo anterior.

Quanto às disciplinas onde os alunos apresentaram maiores dificuldades, realçou que os do 2º ano do EBO sentiram um pouco de dificuldades em todas as três disciplinas nucleares, quais sejam Língua Portuguesa, Matemática e Ciências Integradas, e no 6º e 7º ano os alunos apresentaram também dificuldades, com notas relativamente mais baixas, embora conseguiram valores acima dos 72% de aproveitamento.

Nestas duas últimas classes, sublinhou que nas disciplinas de História, Geografia, Matemática e Português apresentam notas ligeiramente mais baixas, mas mesmo assim encontra-se num nível aceitável.

Já no Ensino Secundário, David Pascoal destacou que somente algumas turmas do 11º apresentaram algumas dificuldades.

Na questão de apoios aos alunos mais carenciados, realçou que a direcção do CENS tem  feito várias actividades para angariar fundos e melhorar a ementa da cantina escolar para os alunos com refeição quente, tem mobilizado apoios no sentido de garantir materiais escolares aos alunos com algumas necessidades, destacando que conseguiram um apoio com a Associação Amigos das Escolas da Brava que doou 50 uniformes, num valor de cerca de 130 mil escudos para entregar aos alunos que apresentaram dificuldades em adquirir o uniforme.

Já relativamente ao transporte escolar, evidenciou que na Brava os alunos têm gratuidade neste serviço, pois é custeado pela Câmara Municipal da Brava em parceria com a Fundação Cabo-verdiana de Ação Social e Escolar (Ficase) e que tem funcionado normalmente.

Uma questão que este responsável indicou como sendo uma das metas do CENS é garantir uma participação efectiva dos pais e encarregados da educação onde tem sido feita várias actividades com o objectivo de aproximar os pais das escolas, considerando que paulatinamente tem vindo a melhorar, mesmo que ainda não se encontra num nível desejado, mas o foco é atingir esse objectivo.

Questionado sobre alguma dificuldade ou constrangimento por que passa o CENS, David Pascoal informou que neste momento um dos grandes constrangimentos tem a ver com o recrutamento do pessoal administrativo, pessoal de apoio operacional e para a secretaria, um défice que prevê ser resolvido brevemente.

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow