Brava: Festeiro defende que a união é fundamental para festejar a bandeira de Nha Santana de Mato

O festeiro de Nha Santana de Mato 2019 é uma família que veio dos Estados Unidos e apela à união das pessoas, da comunidade, pois, somente a parte financeira não é suficiente para festejar a bandeira.

Jul 27, 2019 - 13:08
 0  6
Brava: Festeiro defende que a união é fundamental para festejar a bandeira de Nha Santana de Mato

O festeiro de Nha Santana de Mato 2019 é uma família que veio dos Estados Unidos e apela à união das pessoas, da comunidade, pois, somente a parte financeira não é suficiente para festejar a bandeira.

Eligio Burgo, emigrante há 19 anos, veio à ilha este ano acompanhado do pai e do irmão, para festejarem a bandeira de Nha Santana de Mato 2019, que de acordo com o mesmo, é um sonho que possui desde criança.

“Desde pequeno, criei nesta festa com os meus pais e sempre, pensava na possibilidade de quando crescer e tiver condições, tomar a bandeira”, contou o festeiro.

Pensava nisso, ainda na época em que a festa, conforme contou, era feita somente com canja e cachupa, mas agora as coisas são diferentes, com mais variedades de comidas e bebidas.

No ano passado, não estava no país, mas, por se sentir “preparado”, chamou o pai e o irmão que se encontravam na ilha nesta ocasião e pediu-lhes para tomarem a bandeira, o que se concretizou.

A partir desta data, realçou, começou os preparativos para esta festa, e contou com o apoio do seu pai e do seu irmão que estão aqui na ilha com ele e de outros familiares que não vieram.

“Tivemos quase um ano a preparar esta festa. Enviamos encomendas, algumas outras coisas que são necessárias para a festa, compramos aqui e é muita despesa. Mas não estou preocupado com isto, porque estou fazendo isso por amor à tradição, à Santa padroeira e tudo isso é movido pela fé que tenho e temos”, elucidou o festeiro.

De acordo com esta família, o sentimento que lhes envolve é de “muita alegria” e de gratidão, por Deus ter-lhes dado a oportunidade de cumprirem o prometido e a intenção de Eligio Burgo é voltar a festejar a bandeira, só não sabe quando.

E a única coisa que pede à comunidade de Mato e da ilha em geral é que mantêm viva as tradições das bandeiras e a primeira coisa a fazer é manterem-se unidas, porque, somente dinheiro não é suficiente para festejá-la, mas sim é preciso ter o apoio moral e o incentivo de todos que estão envolvidos directamente e indirectamente e acima de tudo ter fé, e acreditar que a Santa padroeira vai fazer de tudo para que as coisas aconteçam.

A exemplo de união, Elígio Burgo salientou que pediu para tomarem a bandeira, a família se uniu e prepararam-se monetariamente, mas a comunidade e principalmente a associação de Mato, deram-lhe todo o suporte para que a festa fosse o que está sendo.

As actividades alusivas à festa de Nha Santana de Mato 2019 estavam a decorrer há mais de duas semanas e culminaram esta quinta-feira , com a missa eucarística e os outros rituais e no final da noite, subiram ao palco diversos artistas, para finalizar a programação.

MC/ZS

Inforpress/Fim

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow