a) Na Sessão do Parlamento comemorativa do 13 de Janeiro, foi proferido um dos piores discursos da história democrática: atacou-se, ao vivo e a cores, com linguagem dura e claramente inapropriada, o MPD, o Governo e o Poder Judicial.
b) A
Câmara Municipal da Praia cancelou a tradicional Corrida da Liberdade e inventou, pela primeira vez, a chamada Corrida dos Heróis Nacionais, que acabou por ser suspensa pouco depois, num autêntico jogo de gato e rato, posteriormente justificado como sendo apenas “Fladu Flâ”.
c) O Presidente do PAICV, Francisco Carvalho, num primeiro acto ordenou a abertura do Sucupira no dia 13 de Janeiro e, logo de seguida, fez marcha-atrás, determinando o seu cancelamento.
d) No mesmo espírito de confusão, através de uma Circular Municipal, ordenou o encerramento do Sucupira no dia 20 de Janeiro, Dia dos Heróis Nacionais, ficando depois pouco claro se afinal o mercado deveria estar aberto ou fechado.
e) Finalmente, Francisco Carvalho e a sua irritante equipa de repetidores das mesmas cantilenas insossas e previsíveis ensaiaram o mais vil ataque ao Monumento da Liberdade e da Democracia, símbolo maior da liberdade e da democracia no nosso país.
Tudo isto culminou numa sucessão de perdas de pontos e de imagem, e de exagero inconsciente, servindo, paradoxalmente, para unificar ainda mais a família verde e branca, o MPD.